“Parlamento Digital”

Assembleia Legislativa do Paraná está no top 10, entre as Casas Legislativas que conseguiu desenvolver um sistema de alto rendimento que possibilitou aos deputados seguirem com os trabalhos de forma digital e com segurança. Em mesa de debate virtual, a professores Isabele Mitozo, da Universidade Federal do Maranhão, expôs que o Legislativo paranaense já está inserido na era do “Parlamento Digital”, que, de forma resumida, seria a adoção de ferramentas digitais pelos parlamentos para publicização de suas ações e o desenvolvimento de inovações que reforcem atos democráticos e ampliem o engajamento dos cidadãos com as instituições. Participaram da mesa de debates o deputado estadual Luiz Cláudio Romanelli (PSB), primeiro secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, e os professores Isabele Mitozo, da Universidade Federal do Maranhão, e Leonardo Barbosa, doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ).

 

Sem relação

O secretário estadual da Fazenda, Renê Garcia Junior, falou sobre os reajustes no preço da gasolina que vem ocorrendo em 2021. Segundo o secretário a elevação do preço da gasolina não tem relação com o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). O secretário explicou que “ICMS corresponde a 23% da arrecadação do Estado, e sem esta alíquota a Lei de Responsabilidade Fiscal elevaria o imposto sobre diversos outros itens”.

 

Encontro Nacional

O Paraná vai sediar o XXIII Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), que começa no próximo dia 04 e segue até o dia 07 de outubro. O tema central do encontro vai ser “Água: Fator de Vida, Saúde e Desenvolvimento”, o evento será totalmente online. “Temos aqui um trabalho muito bom com os Comitês de Bacias Hidrográficas. O Paraná possui nove Comitês de Bacias em funcionamento, esses comitês de bacias serão os protagonistas do evento, apresentando as experiências e ações que estão sendo realizadas nas Bacias Hidrográficas”, destacou o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes.

 

Cidade geradora

Maringá segue como a maior cidade geradora de empregos no interior do Paraná neste ano. Foram 7.869 empregos gerados entre janeiro e agosto. O destaque é fruto das iniciativas criadas pela Prefeitura de Maringá para a retomada econômica durante a pandemia da covid-19. “O destaque na economia seguiu em setembro quando a Agência do Trabalhador da Prefeitura de Maringá disponibilizou mais de duas mil vagas de empregos em um único dia, alcançando recorde na cidade”, lembra o secretário de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar, Francisco Favoto.

 

Nova estrutura

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (PSC), apresentou oficialmente a Infraero como responsável pela assessoria nos serviços da administração aeroportuária em Cascavel. A empresa possui mais de 40 anos de experiência, capacitou uma equipe de profissionais que atuará diretamente no Aeroporto Municipal Adalberto Mendes da Silva visando à certificação da nova estrutura. O novo aeroporto de Cascavel recebeu mais R$ 50 milhões em investimentos. Paranhos informou que a empesa fará um estudo mercadológico para os demais serviços, visando a melhoria do aeroporto, e a implantação de projetos de a instrumentalização da pista, bem como um estudo de viabilidade técnico e econômico para a concessão do aeroporto.