Política

Coluna ADI pelo Paraná: Novo Prefeito, aulas presenciais e novo hospital                                                                                

Coluna ADI pelo Paraná: Novo Prefeito, aulas presenciais e novo hospital                                                                                

 

Novo Prefeito

Doutor Marcondes (PL) venceu a eleição suplementar para prefeito de Munhoz de Mello, com 55,22% dos votos, realizada domingo (11). Marcondes Araújo da Costa é médico e tem 39 anos. O vice-prefeito eleito é Bruno Deyvison Araujo (PL), de 34 anos.

 

Aulas presenciais

A Câmara Municipal de Curitiba vota, nesta terça (13), o veto parcial do prefeito Rafael Greca (DEM) ao projeto que estabelece a educação como uma atividade essencial na Capital. Greca sancionou a lei, mas vetou o parágrafo que proíbe a suspensão das aulas presenciais, mesmo durante situações de calamidade pública como a pandemia da covid-19.

 

Retorno imediato

A mais jovem congressista do Brasil, a deputada federal Luísa Canziani defendeu o retorno imediato das aulas presenciais em todos os níveis. “Lugar de aluno é dentro da sala de aula; escola tem que ser a primeira a abrir e a última a fechar”, assinalou, alinhavando uma série de argumentos, como a necessidade de se prosseguir todo o processo pedagógico, sem romper com os cuidados sanitários impostos pela pandemia.

 

Novo hospital

O prefeito Junior da Femac anunciou novo hospital em Apucarana. “O hospital será implantado nas instalações do antigo Hospital São José, onde atualmente funciona a Autarquia Municipal de Saúde”, informou. Segundo ele, o projeto prevê a reforma e readequação total do prédio de quatro pavimentos, com área de 2.687 metros quadrados.

 

Compra de vacinas

Seis deputados federais do Paraná se opuseram ao projeto de lei que permite a compra de vacinas contra a covid-19 por empresas: Aliel Machado (PSB), Enio Verri (PT), Gleisi Hoffmann (PT), Gustavo Fruet (PDT), Rubens Bueno (Cidadania) e Zeca Dirceu (PT). Dos 30 integrantes da bancada, 25 se posicionaram a favor da ideia, alinhados com o Governo Jair Bolsonaro. O projeto seguirá tramitando na Câmara.

 

Fase única

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) não descarta a possibilidade de mudar a dinâmica do vestibular para apresentar um processo seletivo em fase única. O reitor da UFPR disse que a expectativa é realizar a seleção em julho, já que o calendário acadêmico prevê o início do ano letivo de 2021 em setembro. Aproximadamente 30 mil candidatos tiveram as inscrições homologadas.

 

De olho no presidente

A ministra Damares Alves vem conversando com interlocutores do PTB. O partido também mira outros bolsonaristas, como a ala governista do PSL. Se Damares for mesmo para o partido de Roberto Jefferson, será um passo e tanto para a sigla que sonha em abrigar Jair Bolsonaro na campanha a mais um mandato no Planalto.

 

Na conta

Já está na conta a primeira parcela do Auxílio Emergencial paga a 2,45 milhões de beneficiários. Os beneficiados são os nascidos em março que não integram o programa do Bolsa Família. Os valores estão disponíveis em conta poupança social da Caixa e será desbloqueado para saques e transferências no dia 10 de maio. Ainda nesta semana será pago o auxílio aos nascidos em março e participantes do Bolsa Família e aos nascidos em abril e maio e os beneficiários do Bolsa Família com NIS final 1.