Foto: SEDEST

 

Cafs

O governo do Paraná intensifica os cuidados com os animais silvestres vitimados na região de Cascavel, que conta agora com novo ambiente para atendimento médico veterinário. O Cafs (Centro de Atendimento à Fauna Silvestre) foi inaugurado oficialmente no sábado (31) pelo secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Márcio Nunes.

 

Em queda!

A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) confirma que a taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para atendimento a pacientes com a covid-19 é a menor em nove meses no Paraná. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destaca que a queda nas internações significa que menos pessoas estão adoecendo com gravidade, pelo vírus. “Isso só está sendo possível com a aceleração da vacinação contra a covid em todo o Estado, o mês de julho teve a melhor média de vacinação diária desde janeiro”.

 

Ranking da vacinação

O Paraná ultrapassou neste fim de semana a marca de 8 milhões de doses aplicadas contra a covid-19. De acordo com o Vacinômetro nacional, o Estado alcançou 69,5% da população adulta vacinada com ao menos uma aplicação e 26,5% já protegida contra as formas mais graves da doença. O Paraná é o quinto estado que mais vacinou em números absolutos (quantidade de doses aplicadas). Também é o terceiro que mais imunizou com a primeira dose a sua população.

 

Todos os bairros

O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Hussein Bakri (PSD), anunciou quase R$ 6 milhões em investimentos para União da Vitória. Entre eles, o investimento de R$ 700 mil em obras de revitalização do Morro do Cristo. O prefeito de União da Vitória, Bachir Abbas, destaca que os investimentos atingirão todos os bairros do Município.

 

PR em Tóquio

A atleta de Guarapuava, Tatiane Raquel Silva, conseguiu sábado o recorde brasileiro nos 3.000m com obstáculos, com o tempo de 9m36s43, mas não se classificou para a final dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ela terminou na sétima posição na série, e em 28º no geral.

 

Rede de proteção

O diretor-executivo da Funtec (Fundação para o Desenvolvimento da Rádio e Televisão Educativa e Cultural de Toledo), Carlos Alberto Nascimento, esteve em Brasília para pedir apoio da União à “Rede de Proteção ao Educando”. O programa, de iniciativa municipal, visa gerar informações para a formulação de políticas públicas em educação, saúde e assistência social voltadas aos atores da comunidade escolar (alunos, pais e professores).

 

Rede de proteção II

Carlos Alberto informou que estará em Curitiba, quinta (5), para tratar sobre a Funtec com o secretário de Estado da Educação, Renato Feder. “Estamos conversando com instâncias dos governos federal e estadual não somente para buscar apoio financeiro e estrutural, mas também no sentido de firmar convênios com órgãos que são afins aos objetivos da ‘Rede de Proteção ao Educando’, programa que queremos lançar oficialmente no fim de agosto”.

 

Mais frio

Os meteorologistas preveem que o frio continuará ao longo de agosto. Segundo a Somar Meteorologia, mais uma nova onda de frio no início deste mês ficará restrita aos três estados do Sul do País. Ainda há previsão de um “veranico” na terceira semana do mês, com temperaturas próximas dos 30ºC. Após o calor, está prevista chuva e em seguida, a volta do frio. Tudo isso antes de setembro.