Opinião

Coluna ADI pelo Paraná

Oficializando, Força política

ADI
ADIPR

Oficializando

O Partido Social Democrático (PSD) do Paraná vai oficializar neste sábado (30) a candidatura do governador Ratinho Junior à reeleição ao Governo do Estado. No evento também serão formalizadas as candidaturas do partido à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados. A convenção acontecerá na Expotrade Convention Center, em Pinhais. Além da escolha da chapa, o partido também irá definir as estratégias a serem utilizadas até a votação, marcada para o dia 2 de outubro.

 

Força política

Nos últimos anos, o PSD tem se consolidado como a maior força política paranaense, detendo o comando de 141 prefeituras, mais de um terço do total de municípios do estado, além 55 vice-prefeitos e 659 vereadores. O PSD Paraná também possui atualmente a maior bancada da ALEP, com 16 deputados estaduais, e seis deputados federais que defendem os interesses dos paranaenses em Brasília.

 

Na liderança

Pesquisa IPESPE (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas), divulgada no final da tarde do último domingo (24/7), confirma liderança de Alvaro Dias para o Senado no Paraná. O Senador Alvaro Dias permanece em primeiro lugar na preferência dos paranaenses, com 32% das intenções de votos, um aumento em relação à pesquisa anterior, divulgada no início do mês. Em segundo lugar está o ex-juiz Sergio Moro com 29%.

 

Registro

A pesquisa IPESPE está registrada no TSE BR – 02620/2022 e PR- 01338/2022. A margem de erro é de 2.9 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95,5%.

 

Bênção Papal

O deputado estadual Ademar Traiano (PSD), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, recebeu das mãos do Bispo Emérito Dom Diamantino Prata de Carvalho a Bênção Apostólica do Papa Francisco em razão do apoio ao trabalho realizado pela Santa Casa de Curitiba e todas as Santas Casas do estado. Traiano disse que a Bênção Papal é um “alimento para a nossa alma”.

 

Potência energética

O Paraná é o sexto estado com maior potência de energia solar fotovoltaica instalada, 4,6% de toda a capacidade do Brasil. A cidade de Maringá aparece no topo do ranking estadual, com 27MW instalados. Na sequência aparecem Foz do Iguaçu e Londrina, ambas com 24MW, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

 

Eleitores

Dados do cadastro eleitoral do TSE apontam que 697 mil eleitores que moram fora do Brasil poderão votar para presidente da República e vice nas Eleições 2022. O número de brasileiros aptos a votar no exterior é 39,21% maior do que em 2018.

 

Mutirão da vacina

O Paraná vem promovendo medidas para intensificar a imunização com todas as vacinas elencadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), além de ter contemplado também o novo público, crianças de 3 e 4 anos, contra a Covid-19. Durante todo o último sábado, o Estado registrou 95.654 imunizações.

 

PEC das bondades

O secretário do Tesouro do Ministério da Economia, Esteves Colnago, afirmou que o governo prepara a inserção do Auxílio Brasil de R$ 400 no Orçamento do ano que vem. O impacto da proposta não foi divulgado. Para cobrir os gastos com a PEC das Bondades, o governo federal pediu que as estatais Petrobras, Banco do Brasil, Caixa e BNDES antecipem o pagamento de dividendos que seriam pagos em 2023 e modifiquem a periodicidade dos dispêndios.