ADI - PELO PARANÁ

Coluna ADI pelo Paraná

18 de junho de 2022 às 09:35
Publicidade

 

 

Rebanho atualizado

Produtores têm menos de 15 dias para atualizar rebanhos. A atualização é fundamental para auxiliar a vigilância sanitária no combate a doenças. O não cumprimento da obrigação impede a movimentação do rebanho entre propriedades e para abate, além de deixar o produtor sujeito a multa. Os últimos números divulgados pela Adapar apontam que 56,9% das propriedades rurais tiveram seus rebanhos atualizados. Faltam, portanto, 43,1%.

 

Livre de aftosa

A partir de 1º de julho, as propriedades que não estiverem atualizadas no cadastro da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) ficam impedidas de retirar GTA. O Paraná completou, em 27 de maio, um ano da certificação de área livre de febre aftosa sem vacinação concedida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Um compromisso dos produtores rurais para manter esse status é a atualização anual do rebanho entre 1º de maio e 30 de junho.

 

Viasoft Connect

Curitiba receberá um dos maiores eventos do País sobre inovação e tecnologia, o Viasoft Connect 2022. A Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná firmou convênio com o evento e na segunda-feira (20), a partir das 9h30, reunirá dois renomados palestrantes para falar sobre as inovações na gestão pública. O evento será realizado no Auditório Legislativo da Assembleia Legisltiva e também poderá ser acompanhado na TV Assembleia e redes sociais da Casa.

 

Viasoft Connect II

O Viasoft Connect será realizado entre os dias 22 e 24 e abordará diversas áreas como agronegócios, empreendedorismo e cases de sucesso, gestão de negócios, gestão de times e recursos humanos, indústria e logística, inovação e cidades inteligentes, inteligência comercial e varejo, lei geral de proteção de dados, marketing e tecnologia. Serão centenas de palestrantes e dezenas de expositores, todas concentradas na Expo Unimed, no Bairro Mossunguê.

 

Voe Paraná

As conexões aéreas implementadas com o Voe Paraná, que conecta Curitiba a cidades do Interior, está se consolidando como o maior programa de aviação regional do País. O Voe Paraná mudou o cenário aeroportuário do Estado. O número de aeroportos com operações regulares passou de seis, em 2018, para 20 em janeiro deste ano. O Paraná também recebe voos de várias capitais brasileiros e da Argentina.

 

Destino do Estado

Londrina é uma das cidades paranaenses categorizadas como um dos principais destinos do Estado pelo Ministério do Turismo. É muito conhecida por seus atrativos, como os parques Arthur Thomas e Jardim Botânico, o Lago Igapó e a Mata dos Godoy, além de monumentos como o Museu de Arte, o Museu Histórico de Londrina e a Catedral Metropolitana.

 

Destino do Brasil

Foz do Iguaçu é um dos destinos turísticos mais importantes do Brasil e o mais visitado por estrangeiros do Paraná. O principal cartão postal da cidade é as Cataratas do Iguaçu, um complexo de 275 quedas que se estendem por quase cinco quilômetros do Rio Iguaçu. A cidade também abriga a Hidrelétrica de Itaipu, a maior do mundo em geração de energia, o Parque das Aves, o Marco das 3 Fronteiras e outros atrativos.

 

(sobra)

Juros em alta

O Comitê de Política Monetária do Banco Central subiu a taxa básica de juros em 0,5 ponto percentual. Com o aumento, o 11º seguido, o índice chega a 13,25% ao ano, o maior desde 2017. O ajuste ocorreu em linha com a estimativa do mercado e devido à inflação persistente e disseminada. O mesmo aconteceu nos Estados Unidos, onde o Fed (BC local) elevou a taxa em 0,75 ponto percentual. Foi o maior movimento no país desde 1994.

 

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE