Política

Câmara autoriza nova concessão do transporte coletivo em Cascavel

O prazo de concessão do serviço público de transporte coletivo será de quinze anos podendo ser prorrogado por mais dez anos mediante autorização legislativa

Câmara autoriza nova concessão do transporte coletivo em Cascavel

O projeto que autoriza a prefeitura a realizar o novo processo de concessão do transporte coletivo de passageiros foi debatido na sessão desta segunda-feira (09) na Câmara de Cascavel. O PL nº 42 de 2022 foi aprovado por unanimidade.

A matéria estabelece as diretrizes gerais para prestação do serviço público de transporte coletivo, autoriza a Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania (TRANSITAR) a promover a concessão e autoriza a concessão de subsídio tarifário ao serviço de transporte coletivo no Município de Cascavel. Como explica o líder de governo, Pedro Sampaio (PSC), “a concessão é feita por licitação, na modalidade concorrência, à empresa consórcio que demonstre capacidade para prestar o serviço, por sua conta e risco e por prazo determinado e que será remunerada através de uma tarifa cobrada dos usuários”.

O prazo de concessão do serviço público de transporte coletivo será de quinze anos podendo ser prorrogado por mais dez anos mediante autorização legislativa.

No projeto enviado, a prefeitura garante o direito adquirido aos maiores de 60 de idade que, até a data da publicação da lei, já sejam cadastrados como beneficiários do transporte coletivo urbano gratuito. Fica assegurada ainda a gratuidade no transporte público coletivo de passageiros para os idosos com idade entre 60 e 64 anos cuja renda familiar per capita seja de até um salário mínimo nacional vigente.

Emendas – Até o momento, apenas uma emenda foi protocolada, estabelecendo que a lei entra em vigor na data da sua publicação. Outras alterações estão sendo articuladas pelos parlamentares, que têm prazo até as 17h desta segunda-feira (09). Dentre elas, será apresentada uma emenda coletiva garantindo a todos os idosos a partir dos 60 anos a gratuidade no transporte coletivo.

Assessoria de Imprensa/CMC