Saúde

Aumento do número crianças positivadas em Toledo preocupa

Do começo da pandemia até o dia 20 de janeiro, a cidade de Toledo realizou 41 mil exames para os casos suspeitos para Covid-19

Aumento do número crianças positivadas em Toledo preocupa

Cascavel – O aumento expressivo de casos de pessoas com a Covid-19 que vinha sendo registrado nos últimos dias disparou alerta ainda maior com o relatório de casos da terceira semana do mês, divulgado nesta quarta-feira (26) pela a Secretaria Municipal de Saúde de Toledo. Os dados apontaram um crescimento vinte vezes maior de casos positivos do vírus em crianças de 0 a 9 anos. Nas duas primeiras semanas do ano foram registrados cinco casos e na semana passada foram positivadas 43 crianças.

De acordo com o diretor da Secretaria de Saúde de Toledo, Fernando Pedrotti, o aumento acende um alerta bastante importante, já que a cidade está vacinando as crianças, mas com procura abaixo do esperado. “A vacina é importante, demonstra ser segura e vale ressaltar que o vírus pode migrar para as crianças, por isso, é importante elas também estarem vacinadas”, disse o diretor.

Do começo da pandemia até o dia 20 de janeiro, a cidade de Toledo realizou 41 mil exames para os casos suspeitos para Covid-19. A partir do dia 21 foi implantado o teste rápido, porque o outro exame ficou para situações específicas. De lá para cá, foram feitos 1.328 testes rápido, 613 positivos e destes, 69 da faixa etária de 0 a 9 anos.

Segundo Pedrotti, além do aumento de casos de crianças tem ainda um aumento de casos de adultos e de adolescentes, junto com o crescimento da procura pelos serviços de saúde. Entre os dias 16 e 22 de janeiro, a cidade confirmou 2.439 casos da doença. Somado a isso, atualmente existem cerca de 100 servidores da Saúde de atestado, quase 10% do total do quadro de funcionários, que é de 1,1 mil.

 

Imunização infantil

Toledo está imunizando as crianças de 10 a 11 anos e já deve ampliar para as crianças de 9 anos de idade. A imunização ocorre nas UBS do Panorama das 13h30 às 17h30, Pancera das 8h às 11h, Centro de Saúde das 13h às 18h30 e da Europa das 13h às 16h.

Para realizar a vacinação infantil, é necessário que o responsável leve documento com foto, CPF, comprovante de endereço no nome do responsável legal. Os documentos da criança são: documento com foto, carteira de vacinação, CPF e cartão SUS. Para crianças com deficiência permanente ou comorbidade, é preciso levar declaração médica padrão do município.

 

SESA

 

Cascavel inicia imunização para 11 anos nesta quinta

 

As unidades de saúde de Cascavel começam a vacinar nesta quinta-feira (27) as crianças com 11 anos sem comorbidades, das 8h às 16h. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, no primeiro dia de agendamento 427 crianças haviam sido agendadas para este primeiro dia de imunização. A vacinação ocorre até esta sexta-feira, e nestes dois dias, não haverá imunização para o público adulto.

Na quarta-feira (26), a 10ª Regional de Saúde de Cascavel recebeu também uma nova remessa de vacinas pediátricas, que já começam a partir de hoje a serem distribuídas para os 25 municípios da regional. A novidade é que chegou a vacina da Coronavac pediátrica, um total de 3.480 doses, sendo que 2.200 ficarão em Cascavel. Além disso, chegaram mais 4.660 doses da Pfizer pediátrica e 11.208 para o público adulto.

 

Quarta dose

Cascavel segue também as orientações da nota técnica 65/2021 do Ministério da Saúde, recomendação apenas para o grupo dos imunossuprimidos, para a aplicação da quarta dose da vacina da Covid-19. As doses estão disponíveis em todas as Unidades, para este grupo específico e que está no intervalo recomendado. Não há ainda expectativa para vacinar outro tipo de público.

 

3ª dose: 2 milhões já receberam

 

O Paraná já registrou a aplicação de pelo menos 2 milhões de doses de reforço contra a Covid-19. Segundo os dados do vacinômetro nacional, 2.047.678 pessoas receberam o imunizante até esta quarta-feira (26). Outras 161.635 vacinas foram registradas como dose adicional ou quarta dose. O sistema nacional ainda apresenta inconstâncias e, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o número deve ser ainda maior.

De acordo com o Divisão de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde o Paraná já recebeu 2.851.841 doses para reforço. O número total de vacinas aplicadas contra a Covid-19 no Estado já passa de 19,5 milhões, incluindo 9,1 milhões como primeiras aplicações e 8,5 milhões como segundas doses ou dose única.