Cotidiano

Atividades conscientizam sobre a Marcha das Mulheres Negras

Evento vai ocorrer no mês de novembro em Brasília

Cascavel – Foi realizada na sexta-feira (17), no Colégio Estadual Itagiba Fortunato, no Bairro Brasília, várias atividades e oficinas de conscientização alusivas à Marcha das Mulheres Negras, que vai ocorrer no mês de novembro em Brasília.

Membros da comunidade de Cascavel e de outras cidades foram responsáveis pelas oficinas e atividades ministradas para os alunos da 8ª série ao 3º ano do ensino médio.

“Foram feitas rodas de conversa com a mãe de santo Ya Laurita Carmargo, com a artesã ativista Tereza Mendes de Souza, com o representante da comunidade haitiana em Cascavel, Marcelin Geffrard, além de oficinas de hip hop e grafite”, explica a professora e idealizadora do projeto Cleci Martins.

A artesã Tereza Mendes de Souza, militante da Rede das Mulheres Negras do Paraná em Londrina, veio a Cascavel para participar da atividade e trouxe para os alunos o debate da criminalização dos artistas de rua.

“Investir na educação desses alunos é investir na desconstrução de estereótipos criados pela sociedade. Queremos mostrar o que é viver de arte e como o Estado trata quem vive de arte. Além de mulher negra, sou artesã de rua e candomblecista. Então são muitos estereótipos para desconstruir”, diz Tereza.

(Com informações de Nathalia Lehnen)