Opinião

Amizade apostólica

Amizade apostólica

Quem cresce no amor, quer todo mundo dentro. Desenvolver-se, amadurecer, crescer têm os seus perigos, pois, quem toma a decisão de crescer apenas para si, cai na tentação do grande egoísmo.

No sentido figurado, é necessário dilatar seu coração para amadurecer. Um coração dilatado deseja acolher mais pessoas.

Um exercício rápido sobre isto é quando pensamos na felicidade do próximo, não paramos para nos perguntar se devemos nos afastar desta ou daquela pessoa. Ocorre exatamente o contrário e queremos estar sempre juntos das pessoas para auxiliar, contribuir para o seu crescimento.

Assim como lembrá-lo de suas capacidades quando ocorre o esquecimento nas dificuldades ou no medo.

Lógico que esta atitude não é desculpa para manter suas esbórnias e bebedeiras com os amigos antigos de escola ou faculdade, porque, se faz obrigatório em mim e em você evitar os maus hábitos.

Mas, como seria comunicar, ou melhor, ter o dever de comunicar a seus amigos, que longe da bebedeira existe uma vida cheia de esperança.

Meu intuito aqui é lhe provocar se você esta sendo uma boa companhia para seus amigos e desafiar você a ser uma excelente fonte de esperança para eles.

O amor tão desejado para a humanidade, só cresce em companhia. O fato é que não lutamos contra a companhia das pessoas, e sim contra os péssimos hábitos delas. As más companhias existem quando os maus hábitos são fomentados.

As pessoas não irão evitar você se você levar esperança e alegria, em vez de vícios. A pergunta intrigante por aqui hoje é: você é o amigo que gostaria de ter?

Aproveito para reforçar este raciocínio com mais perguntas e, espero que responda com sinceridade.

Você demonstra alegria gratuita quando um amigo comunica uma conquista?

Que conquista um amigo seu mais te alegrou?

Quando um amigo seu erra feio, você o lembra de todo o bem que ele ainda pode fazer?

Você deve ter examinado sua consciência e, você se considera um amigo que você mesmo gostaria de ter?

Buscar o seu desenvolvimento pessoal não significar que você deve se afastar, pois sua evolução pessoal deve estar direcionada ao servir, a levar esperança aos corações que necessitam.

Uma citação de Eclesiástico 8,22 nos dá a inspiração: “Quem teme o Senhor terá também uma excelente amizade, pois seu amigo lhe será semelhante”.

Estamos neste mundo para somar, numa missão apostólica, para fazer a esperança renascer no peito de cada um dos nossos amigos.

Juliano Gazola