Opinião

20 bilhões é o impacto econômico pela ineficiência e ociosidade de caminhões parados em atendimento a Lei do Caminhoneiro

Por Luciano Paixão

A implantação das cabines de descanso para motoristas nas rodovias do Brasil é uma realidade a ser financiada pela iniciativa privada do setor petroquímico, seguradoras, transportadoras e grandes indústrias que serão beneficiadas pelo projeto.

De acordo com nossos estudos na startup SleepBoll, são necessárias 500 mil unidades para atender a demanda nacional tanto para os caminhoneiros como para viajantes a trabalho em geral. Além de desenvolver os pequenos dormitórios, visando eficiência, a empresa desenvolveu algoritmo de inteligência artificial para dobrar a produtividade e a rentabilidade por veículo de longa distância através de hot seat, que é o revezamento de motoristas no tempo e local certo de parada técnica para reabastecimento.

Enquanto o caminhão prossegue seu itinerário intermitentemente, o sistema é interconectado por meio de API (interface de programação de aplicações) com as gerenciadoras de riscos responsáveis, evitando o desperdício e a ineficiência com a ociosidade de veículos que chega ao montante de R$ 700 mil parados servindo de alojamento e aumentando o risco de assaltos – o que é inconcebível em pleno século XXI. Isso fora o custo médio anual de R$ 250 mil com o tempo de parada por veículo de longas distâncias, causando um impacto econômico em efeito cascata superior a R$ 20 bilhões ao ano para autônomos, transportadoras, indústrias e consumidores.

Além de disponibilizar áreas para a instalação das cabines SleepBoll, os pontos de parada técnica ao apoio de motoristas demandam a colaboração do setor no acolhimento dos trabalhadores por convênios na assistência permanente ao fornecimento de alimentação, reabastecimento e oficinas para manutenção dos veículos, local para banho e área de convivência.

Quanto ao beneficio para os postos que já possuam 20 cabines instaladas, há incremento ao faturamento do estabelecimento de R$ 7 milhões ao ano, devido ao fluxo recorrente dos frotistas e ao consumo anual de combustível global de 14 bilhões de litros de combustível.

Há quatro anos da implementação da Lei dos Caminhoneiros, uma sequência de alterações relacionadas à jornada de trabalho do motorista profissional foi implementada visando ao avanço e à segurança do setor.

A solução da SleepBoll para o segmento é a instalação do projeto IOT-B2B nos postos de combustíveis e pedágios nas rodovias brasileiras. São cabines de dormir no formato modular, com climatização e automação embarcados, podendo ser reservada online ou locada diretamente no local ao valor de R$ 12 a hora. Elas estão em conformidade com o Plano Gerenciamento de Riscos (PGR).

A solução da SleepBoll como plataforma de economia compartilhada é promover benefícios para os caminhoneiros quanto à qualidade de vida, prevenção de acidentes e descanso  em cabine climatizada, todos direitos do trabalhador. Evita-se, assim problemas relacionados à saúde ocupacional como estresse, depressão, saúde intelectual e física.

Luciano Paixão é palestrante, empresário, pesquisador e CEO da SleepBoll