Esportes

Pandemia ameaça estaduais

O argumento da FPF e dos clubes em manter o Estadual se respalda na realização de testes contínuos e na adoção de protocolos de segurança

Pandemia ameaça estaduais

O agravamento da pandemia Brasil afora já ameaça os estaduais, a exemplo do que aconteceu ano passado, quando todas as competições foram paralisadas em março e só começaram a voltar em agosto.

Em São Paulo, a FPF (Federação Paulista de Futebol) promete não desistir da briga para manter o Campeonato Paulista na ativa pelas próximas semanas. Após o governo estadual e o Ministério Público terem vetado a realização de jogos no Estado até o dia 30 de março para evitar o aumento de casos de covid-19, a entidade reuniu os clubes nessa terça-feira para tomar uma decisão. O objetivo agora é acionar a CBF para conseguir outro estado para realizar as partidas. Caso não dê certo, o plano é acionar a Justiça.

Os 16 clubes participantes do Estadual, representantes dos sindicatos dos árbitros e dos técnicos e mais dirigentes da FPF fizeram uma reunião virtual. O encontro durou quase duas horas e terminou a com a decisão unânime de que o Campeonato Paulista não poderá parar. Em nota oficial, a FPF disse que vai buscar uma maneira de levar a disputa dos jogos para fora de São Paulo.

“A FPF está trabalhando em conjunto com a CBF, com outras Federações e autoridades locais para agendar as partidas em outros Estados”, disse o texto.

A primeira tentativa desse plano, porém, deu errado. O jogo entre São Bento e Palmeiras seria em Belo Horizonte nesta quarta. A partida acabou suspensa após o governo de Minas Gerais barrar a realização.

O argumento da FPF e dos clubes em manter o Estadual se respalda na realização de testes contínuos e na adoção de protocolos de segurança.

Mineiro para?

O Campeonato Mineiro terá a quinta rodada realizada entre a próxima quinta-feira e o domingo. Nessa terça-feira, em reunião entre representantes do governo estadual e da FMF (Federação Mineira de Futebol) ficou definido que um novo encontro, na segunda, definirá se o torneio poderá ter sequência. A indicação neste momento é de que todos os eventos esportivos não aconteçam a partir da próxima segunda, por um período de duas semanas.