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Brasileiro é trunfo da Renault para o Mundial de Endurance

Matthieu Vaxiviére, Nicolas Lapierre e André Negrão serão os pilotos que tentarão levar Alpine (braço de competições da Renault) ao título

Brasileiro é trunfo da Renault para o Mundial de Endurance

Quando a temporada 2021 do Mundial de Endurance começar, no dia 1º de maio, com a disputa das 6 Horas de Spa-Francorchamps, André Negrão terá sido levado a uma nova divisão pela Alpine, departamento de competições da Renault, que também atua na Fórmula 1. Depois de disputar as últimas temporadas na classe LMP2, o brasileiro ascende agora à divisão principal como um dos trunfos da equipe francesa na categoria LMP1, a mais importante do campeonato.

A equipe Alpine Elf Matmut e o piloto brasileiro foram apresentados ontem, em evento realizado na França e exibido pelo canal da marca no YouTube.

Negrão tem um currículo dos mais interessantes no World Endurance Championship, o Campeonato Mundial de Resistência: um título mundial na LMP2, na supertemporada de 2018/2019, campeonato em que venceu na mesma categoria as duas edições das 24 Horas de Le Mans, mais importante corrida de longa duração do planeta.

Estreando agora na classe principal, o brasileiro de 29 anos terá como companheiros na condução do Alpine A480 LMP1 os franceses Nicolas Lapierre, veterano no Endurance, e Matthieu Vaxiviére.

Pressão

“Estou um pouco pressionado, para ser honesto”, disse Negrão, aos risos, durante a coletiva de apresentação. “Mas eu tenho bons engenheiros, dois pilotos parceiros que vão dar 100%. Conheço o Nico (Lapierre) do Endurance e Matthieu (Vaxiviére) da World Series. Claro que tem a pressão por bons resultados, por defender as cores da Alpine, mas vamos caminhar passo a passo”, ponderou o piloto, antes de falar um pouco de seu histórico no esporte a motor e como chegou ao Endurance.

“Quando eu comecei a correr, queria chegar à Fórmula 1. Segui esse caminho e, quando eu recebi uma ligação perguntando ‘que tal correr no WEC?’, eu pensei, ‘por que não?’. No começo, tive que me adaptar aos pneus, ao consumo de combustível, às estratégias e a dividir o carro com outros pilotos na mesma corrida – uma novidade pra mim. E eu gostei, venci Le Mans uma, duas vezes, fui campeão mundial… Não pretendo deixar o Endurance nunca mais”, avisou o brasileiro.

Calendário do WEC

1º de maio – 6 Horas de Spa-Francorchamps

13 de junho – 8 Horas de Portimão

18 de julho – 6 Horas de Monza

21 e 22 de agosto – 24 Horas de Le Mans

26 de setembro – 6 Horas de Fuji

20 de novembro – 8 Horas do Bahrein


Murillo Fiore

Murilo Fiore Barcellos deixou Cascavel. O atual campeão brasileiro de kart da categoria F-4 Graduados passa a residir em Paulínea, São Paulo, onde fica a fábrica da Thunder. Ele é piloto de testes da fabricante de chassi.

Rafael Câmara

Com 100% de pódios nos eventos disputados em 2021, Rafael Câmara mantém a liderança do WSK Masters Series graças ao segundo lugar conquistado em La Conca, na Itália, no domingo. O piloto pernambucano da Oak Racing Team chegou à etapa credenciado por duas vitórias em Adria e esteve próximo de repetir o feito na final de domingo.

Endurance I

Em decorrência do agravamento da pandemia de covid-19 em todo o Brasil, a organização do Império Endurance Brasil e a APE (Associação de Pilotos de Endurance) optaram por alterar o calendário da temporada 2021 e adiar a estreia do campeonato para o dia 1º de maio, em Goiânia. “Adotamos essa medida em conformidade com as políticas de saúde e com o objetivo de preservar a saúde de todas as pessoas envolvidas no evento. Esta alteração de data, entretanto, não irá comprometer nosso planejamento para a temporada. O campeonato permanecerá com oito etapas, mantendo assim nosso compromisso com todas as equipes, pilotos, patrocinadores e parceiros do Império Endurance Brasil”, afirmou Henrique Assunção, presidente da Associação dos Pilotos de Endurance.

Endurance II

Dessa forma, a organização do Endurance Brasil optou por incluir uma nova etapa, marcada para o dia 3 de julho, em substituição à prova que aconteceria no dia 3 de abril, em Interlagos. O local da disputa será anunciado em breve. O novo calendário passa a ser o seguinte: 1º de maio, Goiânia; 5 de junho, Curitiba; 3 de julho (local a definir); 7 de agosto, Interlagos; 4 de setembro, Santa Cruz do Sul; 2 de outubro, Velopark;  27 de novembro, local a definir; e 18 de dezembro, local a definir.