Educação

Unipar apresenta Série de Concertos de 2020

Plateia assistiu a um show de canto lírico, música clássica e instrumental - violino, violoncelo, flauta, trombone, trompa e outros

Unipar recebe Membra Vocal e Orquestra de Câmara de Cascavel
Unipar recebe Membra Vocal e Orquestra de Câmara de Cascavel

A Universidade Paranaense – Unipar foi palco da Série de Concertos de 2020, da Membra Vocal e Orquestra de Câmara de Cascavel. Parceria aconteceu via curso de Biomedicina. O regente convidado para o Concerto Noite de Gala foi o maestro Dante Mantovani.

“A música instrumental favorece o desenvolvimento do intelecto e da sensibilidade, portanto, se faz importante como fator de inclusão social”, destaca o maestro, priorizando a interiorização da arte e a descentralização dos grandes centros.

A cantora, professora de música, cofundadora e presidente da Associação Membra Vocal e Orquestra, Gislaine Zamberlam, destaca que essa é apenas uma mostra cultural do que a região oferece e do potencial orquestral.

“A cultura faz parte da integralidade do ser humano, agrega valores. É extremamente importante. Todo ser humano precisa da essência cultural. Somos um todo, partes que se unem, e a cultura faz parte dessa integralidade. E, no Brasil, precisamos trabalhar essa verdade”, frisa Zamberlam.

A professora explica que a Série se trata de um projeto na área lírica, aberto para alcançar toda a população. Foram apresentadas composições de Mozart e de outros artistas – italianos, finlandeses, entre outros. As óperas e as músicas clássicas falaram de amor, liberdade que exigem os que amam, meditação, superação, profundidade e tristeza.

Sociedade cascavelense prestigia Série de Concertos na Unipar
Maestro Dante Mantovani rege Concerto Noite de Gala