Educação

Superação, gratidão e orgulho marcaram a Formatura da EJA

45 alunos da Educação para Jovens e Adultos receberam ontem (12) o certificado de conclusão do Ensino Fundamental I

Superação, gratidão e orgulho marcaram a Formatura da EJA

“Gratidão, gratidão!”. Com poucas palavras a formanda Neuza Barbosa, de 63 anos, resumiu o sentimento que sobressaiu na noite de Formatura da EJA (Educação para Jovens e Adultos) da Rede Municipal de Cascavel, que aconteceu ontem (12), no Ceavel.

Ela agradeceu pela oportunidade de retomar os estudos, que precisou interromper quando ainda era criança. “Agradeço minhas professoras e primeiramente a Deus, pela força e coragem. Estou muito feliz e agradeço por ter essa oportunidade dada pelo Município”. Para ela e para seus colegas, a formatura marca a superação das dificuldades que a vida os impôs e que impediu o acesso aos bancos escolares por muitos anos.

Para a família, que esteve junto vibrando pela conquista alcançada, o sentimento não poderia ser outro, o de orgulho pela conclusão desta etapa tão importante, a exemplo da Jessiele Mesquita, filha da dona Neuza. “Sinto muito orgulho e felicidade por ela. Ela lutou muito para estar aqui”.

Foram 45 alunos, das oito escolas da Rede que ofertam a EJA, que na noite de ontem receberam o certificado de conclusão da Fase I do Ensino Fundamental e que agora estão prontos para dar sequência aos estudos e alçar novos voos.

Para a secretária de Educação, Marcia Baldini, este é um momento de muita alegria. “Para nós é muito gratificante ter esses alunos reinseridos no processo educacional e. depois de alguns anos, ver eles concluindo a primeira etapa do ensino fundamental e estarem prontos para entrar no ensino fundamental fase 2”.

Durante a formatura foram realizadas homenagens a professores e alunos, em especial a aluna mais experiente entre os formandos, a dona Ermínia Ribeiro da Silva, que se formou com 80 anos. “Todos se admiram, pela idade que eu tenho, de chegar onde eu estou chegando. Eu comecei a estudar e não sabia nem escrever meu nome, mas as professoras do Centro Paulo Freire me deram muita força e que cheguei onde eu queria chegar e vou continuar enquanto eu puder”, afirmou

A noite contou com uma emocionante apresentação em libras, da música ‘A Paz’, de Roupa Nova, interpretada pelas alunas do Centro EJA Paulo Freire, teve apresentações do Grupo Membra Vocal e uma deliciosa janta preparada pelo Ceavel para os alunos e seus familiares.

A Rede Municipal de Cascavel oferece a Fase I do Ensino Fundamental para jovens e adultos que não frequentaram a escola ou não completaram esta etapa na idade certa. Para este público o atendimento é noturno, nas Escolas Municipais Aníbal Lopes (Floresta), Francisco Vaz (Interlagos), José Henrique (Morumbi), Maria Tereza (Santa Cruz), Neiva Ewald (Jardim Presidente) Maria Aparecida Fagnani (Riviera), Maria Neres (Jardim União) e Zumbi dos Palmares (assentamento Valmir Motta), e nos três turnos no Centro de Educação para Jovens e Adultos Paulo Freire.

Crédito: Secom