Educação

Aprendizagem de alunos da rede municipal tem avanços e “preocupações”

Aprendizagem de alunos da rede municipal tem avanços e “preocupações”

Cascavel – A Secretaria Municipal de Educação de Cascavel teve acesso ao resultado da segunda etapa da avaliação diagnóstica da rede municipal de ensino, que foi aplicada nos meses de setembro e outubro para 18 mil alunos do primeiro ao quinto ano. O resultado da aprendizagem apontou avanços em algumas turmas, mas também gerou preocupações do setor que passar a analisar os dados e encaminhar isso de forma pedagógica.

Marcia Baldini, secretária municipal de Educação, disse que os resultados foram melhores para as turmas do terceiro, quarto e quinto ano, que tiveram avanços bastante positivos se comparado com a primeira avaliação em maio. Por outro lado, o segundo ano teve um regresso e o primeiro praticamente teve o mesmo resultado.

Segundo Baldini, o resultado é importante porque os profissionais conseguem por meio dele ter um olhar a relação a aprendizagem dos alunos, isso que forma diagnóstica, com resultados de cada turma. “Vamos trabalhar de forma pontual, realizando os encaminhamentos pedagógicos para as turmas, escolas, séries e para a rede municipal toda”, explicou a secretária. A avaliação é feita três vezes ao ano, e a próxima etapa será realizada já neste mês de novembro.

Para a secretária, o objetivo é avaliar, monitorar e acompanhar os resultados, já que devido a pandemia da Covid-19, o setor teve que se adaptar a uma nova realidade aonde alunos e professores passaram muito tempo sem ter contato, com uma educação de forma diferenciada. Praticamente dois anos de forma remota, longe da figura indispensável do professor e isso, pode refletir principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental, onde se inicia e se concretiza a alfabetização.

A avaliação acabou então surgindo dessa necessidade no processo de recomposição da aprendizagem. São um total de 749 turmas avaliadas e com resultado destas avaliações até as capacitações ofertadas aos professores estão sendo reavaliadas.

Foto: Secom