Economia

PR atinge a marca de 400 mil investidores e é um dos destaque do mercado brasileiro

PR atinge a marca de 400 mil investidores e é um dos destaque do mercado brasileiro

Cascavel – A bolsa de valores brasileira (B3) registrou crescimento de 5% no número de investidores nos primeiros seis meses do ano, com a entrada de mais de 328 mil pessoas físicas. No encerramento do semestre, o estado do Paraná ultrapassou os 399 mil investidores, segundo dados da B3, que já somam cifras num montante de R$ 25,95 bilhões. Com a maior adesão dos paranaenses a investimentos em renda variável, também aumenta o número de profissionais dedicados à assessoria e à disseminação da educação financeira na região, segundo avaliação da XP, plataforma líder em serviços financeiros no Brasil.

A busca do brasileiro por investimentos que oferecem rentabilidade maior que a poupança é um dos propulsores desse mercado. A XP é uma das empresas responsáveis por trazer ao Brasil o modelo de distribuição de investimentos via assessoria e, segundo dados da Ancord, detém mais de 70% de share do mercado de assessores de investimentos. No Paraná, o salto foi de 13% no total de profissionais parceiros no primeiro semestre em comparação mesmo período de 2022.

“O aumento significativo no número de profissionais atuando na intermediação dos investimentos também é um indicador de uma maior disposição do paranaense em buscar mais especialização na hora de investir. Apostamos em parceiros que acompanham os princípios da XP para impulsionar a economia e o empreendedorismo local e é assim que vamos continuar crescendo e desenvolvendo o mercado financeiro no estado, que já é o maior em número de investidores e o segundo colocado em volume de capital investido no Sul”, afirma Bruno Ballista, sócio e head de assessoria e relacionamento com o cliente XP Inc.

Uma das referências entre os parceiros da XP no Brasil é a Center Investimentos, assessoria nascida em 2010 e pioneira em Cascavel. “Nossa equipe é composta por especialistas em operações de renda fixa e renda variável, serviços de gestão de riscos e patrimônio, além de soluções para empresas, atividades offshore e serviços de câmbio”, explica o CEO da Center Investimentos, Jocimar Correia.

 

Foto: Ilustrativa/ABR