Economia

Dia do consumidor: paranaenses faturam 33% a mais com e-commerce

Dia do consumidor: paranaenses faturam 33% a mais com e-commerce

De acordo com levantamento realizado pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais que é líder na América Latina, as pequenas e médias empresas do e-commerce paranaense faturaram 33% a mais com vendas e ações promocionais no período do Dia do Consumidor em 2023, que é comemorado em 15 de março. De 12 a 15 de março (domingo a quarta-feira), os lojistas online do estado alcançaram R$ 1,9 milhão em faturamento, enquanto em 2022 o faturamento chegou a R$ 1,4 milhão no mesmo período de quatro dias.

Somente no Dia do Consumidor (15/03), os empreendedores do Paraná movimentaram R$ 542 mil com vendas online, valor 27% superior ao do ano passado (R$ 426 mil). O estado ficou em 6° lugar no ranking nacional.

“Mais uma vez o e-commerce mostrou sua força no varejo nacional, com margens de crescimento ano a ano relevantes. Além da importância significativa para o faturamento com ações promocionais em datas consolidadas no varejo, os lojistas devem aproveitar essas oportunidades para fidelizar os clientes que compraram pela promoção, aumentando as possibilidades de recompra”, comenta Babi Tonhela, gerente sênior do Ecommerce na Prática — escola de e-commerce da Nuvemshop.

O segmento que liderou as vendas no Paraná foi o de Moda, seguido por Joias, Saúde & Beleza e Casa & Jardim. Em relação aos meios de pagamento, o cartão de crédito foi a opção mais utilizada no estado: ele representou 49,5% das vendas de 12 a 15 de março, porém o PIX teve um aumento significativo na escolha dos consumidores, sendo utilizado em 36% das vendas. Com isso, o Pix é o segundo meio de pagamento mais utilizado em PMEs do e-commerces no Paraná.