Cascavel – A destinação de parte do imposto de renda devido é uma forma legal e segura de ajudar as entidades com seus projetos sociais. O Sincovel (Sindicato dos Contabilistas de Cascavel e região) tem incentivado os profissionais da área a informarem seus clientes sobre a importância da ação.
O presidente do Sincovel, Wiliam Fischer, explica que a porcentagem do IR que pode ser enviada aos projetos é de 10% para pessoas jurídicas e de até 9% para pessoas físicas, obedecendo os critérios de distribuição e limites para cada tipo de incentivo fiscal vigentes. Ele reitera, ainda, que as empresas podem destinar até 1% para cada fundo (infância/adolescência e idosos), para o Pronon (Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica) e Pronas (Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência), 2% para projetos esportivos e até 4% para projetos culturais.
Já as pessoas físicas podem destinar até 7% para Lei de Incentivo ao Esporte, (isoladamente) ou cumulativo com a Lei de Incentivo à Cultura, Fundo do Idoso e da Infância; 1% para o Pronon e o mesmo percentual para o Pronas. Para destinar aos Fundos da Criança e do Idoso é possível escolher qualquer entidade cadastrada nos Conselhos Municipais e Cascavel para doação, acessando o site www.assistirvidas.com.br.
“Para os projetos de incentivo à cultura e esporte, Pronon e Pronas é preciso que o proponente apresente para a PF ou PJ os Diários Oficiais que aprovam os projetos que autorizam a captar os recursos do Imposto de Renda e que estejam com o prazo de captação vigentes”, comenta.
A recomendação é que os interessados entrem em contato com o profissional contador para sanar dúvidas, com o Sincovel ou com o IDM (Instituto Décio Mertz ), no telefone (45) 3223-8115. O Sincovel e o IDM são parte da campanha “Tributo à Cidadania”, em apoio a prefeitura e a secretaria de ação social.
Economia