Cotidiano

Tribunal francês multa Uber e executivos por serviço de transporte ilegal

PARIS – Um tribunal francês multou a Uber em € 800 mil nesta quinta-feira por operar um serviço ilegal de transporte com motoristas não profissionais e fixou punições menores para dois executivos, no primeiro caso criminal do tipo na Europa.

O serviço Uber POP conectava clientes por meio de aplicativo com motoristas não profissionais usando seus próprios carros. A França suspendeu o serviço no ano passado após o governo tê-lo banido sob pressão de motoristas de táxi licenciados.

Foi a primeira vez que executivos da start-up mais valiosa do mundo apoiada por venture capital foram a julgamento, embora a empresa tenha se envolvido em muitas batalhas legais no processo de expansão para 60 países desde sua fundação em 2009.

O tribunal criminal de Paris mandou o Uber pagar € 400 mil euros, com a outra metade da pena em suspensão. Também declarou Pierre-Dimitri Gore-Coty, diretor para Europa, Oriente Médio e África, e Thibaud Simphal, diretor da empresa na França, culpados por práticas comerciais enganosas e serem cúmplices em operar um serviço de transporte ilegal.

Gore-Coty foi multado em € 30 mil e Simphal em € 20 mil. Em cada caso, metade da multa estava em suspensão.

O tribunal não seguiu a recomendação do procurador de que fossem banidos de administrar uma empresa na França. Eles enfrentaram uma possível sentença máxima de cinco anos na cadeia e multa de € 1,5 milhão.

O Uber POP foi declarado ilegal por tribunais na Itália e na Espanha, e tem recursos pendentes na Bélgica e na Holanda.

CORRIDA AGENDADA

Também nesta quinta-feira, a Uber anunciou que os clientes poderão agendar corridas com antecedência, o que revela esforços da companhia em se dobrar à demanda dos consumidores. Em comunicado, a empresa afirmou que será possível reservar o serviço com antecedência de 30 minutos a até 30 dias. Segundo o jornal “Wall Street Journal”, por equanto, essa opção só está disponível para usuários do UberX.

Em setembro, o CEO Travis Kalanick afirmou que a empresa não tinha planos para lançar tal serviço, confiando na qualidade do trabalho para não precisar de agendamento. A medida busca ampliar a competição com a concorrente Lyft, que no mês meses iniciou o serviço de pedido antecipado — com até 24 horas de antecedência. A opção de agendamento será lançada em Seattle, nos Estados Unidos, com planos de expansão para outras localidades.

“Corridas agendadas tem sido um elemento prioritário pedido na Uber desde o início, mesmo sendo uma empresa sob demanda, nós entendemos totalmente”, afirmou Tom Fallows, que lidera o segmento global do grupo. “Às vezes queremos uma garantia extra”.

Quando antecipar o pedido de uma corrida, o Uber vai calcular o tempo certo para pedir um carro e, então, enviará a solicitação, normalmente apenas minutos antes de alguém precisar do transporte.

“Emocionalmente, é uma grande segurança que podemos oferecer aos clientes”, disse Fallows.