Cotidiano

Santa Helena adota o compras sustentáveis

A ideia é que, com o tempo, o sistema seja ampliado para outros setores

Santa Helena – O município de Santa Helena, localizado às margens do reservatório da Itaipu, acaba de adotar a metodologia do programa Compras sustentáveis da binacional. Com isso, em suas compras públicas de bens e serviços, a prefeitura passa a exigir critérios de sustentabilidade, desde a obtenção das matérias-primas, passando pelo processo de fabricação e transporte, até o descarte.

A exemplo da Itaipu, o município está iniciando o programa com um produto-piloto. No caso, mesas e cadeiras para escritórios. A ideia é que, com o tempo, o sistema seja ampliado para outros setores. Em março, representantes da binacional fizeram um primeiro workshop com funcionários da prefeitura, para sensibilizar os técnicos do departamento de compras sobre a importância na sustentabilidade nas compras públicas.

A segunda etapa foi no mês de abril, em que a Itaipu apresentou a metodologia do programa (como estabelecer critérios e como proceder nas requisições, por exemplo). Os técnicos de Santa Helena receberam, inclusive, uma cópia do manual de compras sustentáveis da Itaipu.

Por fim, em maio, finalizou-se a etapa de capacitação e o município definiu as compras de móveis de escritório como um primeiro teste para aplicar o programa. Além de requisitos como a certificação de madeira reflorestada, a iniciativa também dá preferência a fornecedores locais.

Santa Helena já conta com uma lei municipal que estabelece que compras de até R$ 80 mil e que tenham até três fornecedores no município automaticamente excluem concorrentes de fora. Se não há três empresas em Santa Helena com aquele produto ou serviço, a abrangência passa a ser regional.

Com essa política, além de incentivar a economia local, as compras municipais contribuem com a redução das emissões de poluentes no transporte, uma vez que as distâncias para entregas e manutenção dos bens e serviços são menores. Além disso, Santa Helena  também aderiu à plataforma Cidades sustentáveis, que estabelece uma série de compromissos com a melhoria contínua em diversos indicadores da sustentabilidade.