BRASÍLIA – O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse nesta quarta-feira que o Senado atendeu a um pedido do presidente interino Michel Temer para aprovar ontem a chamada Lei das Estatais. Ontem, Temer participou de jantar com senadores onde comemorou a aprovação e prometeu sancionar a proposta ainda hoje. A intenção é sancionar sem vetos, até para homenagear o relator da proposta, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).
No jantar, segundo relatos obtidos por O GLOBO, Temer fez questão de ser apresentado a cada senador, percorrendo as mesas, porque havia muitos suplentes no jantar realizado na residência do senador Zezé Perrella (PTB-MG), conhecido por dar festas em Brasília.
? Foi uma conversa informal, mas uma conversa muito boa porque ajuda nas relações do Executivo com o Legislativo, e isso é muito bom, sobretudo nesse momento de dificuldades. Na segunda-feira, o presidente Temer havia pedido para que agilizássemos a votação da Lei de Responsabilidade das Estatais. Essa sim uma grande resposta que a sociedade cobra para que não haja mais aparelhamento político das estatais, dos fundos, dos bancos públicos. O Brasil precisa passar por essa etapa. E ontem mesmo mandamos o que foi aprovado no Senado para o Executivo. Fizemos questão de agilizar, atendendo dessa forma o pedido do presidente ? contou Renan.
Temer permaneceu no jantar por quase duas hora, deixando o local por volta da meia-noite.
As honras de apresentar todos os senadores coube ao líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE). O jantar foi em clima descontraído e Temer até contou piadas, segundo participantes.
? Ele estava muito feliz ? disse um senador.
A Lei das Estatais estabelece critérios rígidos para o preenchimento de cargos de direção em estatais, evitando ao máximo indicações políticas.