ITAIPU

Projeto de combate ao Aedes Aegypti teve adesão de 5.212 alunos

Projeto de combate ao Aedes Aegypti teve adesão de 5.212 alunos

A Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec realizam em Francisco Beltrão, no próximo dia 5 de abril, às 9h, a cerimônia de entrega de troféu simbólico ao secretário do município, em reconhecimento a participantes do projeto Educação para Saúde e Sustentabilidade: Combate ao Aedes Aegypti de 2024.

O evento busca celebrar as atividades desenvolvidas por professores e estudantes que contribuíram para a prevenção da doença e para o fortalecimento do senso de responsabilidade coletiva. Em Francisco Beltrão, participaram do projeto 21 escolas com o envolvimento de 414 educadores e mais de 5.212 alunos do Ensino Fundamental I (1° ano ao 5º ano).

Projeto Educação para Saúde e Sustentabilidade

O projeto, executado em parceria entre a Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec, visa a promover a conscientização sobre as medidas preventivas essenciais para evitar doenças como a dengue. Em 2024, a iniciativa teve a adesão de 52 cidades e 535 escolas do Estado do Paraná e do Sul do Mato Grosso do Sul, área de atuação da empresa, reforçando cotidianamente a importância da discussão do assunto pelos participantes em seus ambientes familiares. Ao todo, foram distribuídos mais de 123 mil materiais pedagógicos para os estudantes e mais de oito mil Livros do Professor. O projeto concedeu bolsa de tutoria a 466 professores.

A importância do combate ao Aedes Aegypti

A dengue representa uma ameaça significativa em mais de 150 países, especialmente na Ásia, África e América Latina, com prevalência notável em regiões tropicais e subtropicais, incluindo o Brasil. O número de casos tende a aumentar durante o verão e após períodos de chuva, sendo a dengue classificada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma enfermidade tropical.