Cotidiano

Programa Empreender: Núcleos “oxigenam” Acic e funcionam como “fábricas de líderes”

Programa Empreender: Núcleos “oxigenam”  Acic e funcionam como “fábricas de líderes”

Juntos somos mais fortes! Com este tema que representa o associativismo bastante presente e cada vez mais importante nos dias atuais, os coordenadores dos 25 núcleos do Programa Empreender, foram empossados nesta semana, em solenidade no auditório da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel). O evento marcou ainda os 25 anos de atividades do programa na associação, a primeira entidade do Sistema Faciap, a acreditar e a adotar a metodologia que o Sebrae adaptou à realidade brasileira a partir de um projeto de sucesso na Alemanha.

A posse sucedeu o evento solene da nova diretoria, que ocorreu na sexta-feira, dia 26 de maio, que tem a gestão nos próximos dois anos da associação sob a presidência do empresário Siro Canabarro. Para ele, o Empreender é uma das mais bem-sucedidas ações de integração empresarial incorporadas pelas associações comerciais em todo o Brasil.

“De um jeito simples e inteligente, o método desenvolvido faz com que empresários de um mesmo ramo se sentem à mesma mesa para dialogar sobre desafios, compartilhamento de experiências e sobre o que pode ser feito para, ao mesmo tempo em que trabalham pelo fortalecimento das empresas integradas, ampliar resultados em todo o segmento”, disse Canabarro, complementando ainda que os núcleos “oxigenam a entidade e se transformam em fábricas de líderes”.

O diretor do Empreender, Fernando Maia, destacou a atuação de todos que contribuem para o programa acontecer. “Ao mesmo tempo em que dão sua parcela para o êxito dessa iniciativa, eles têm a oportunidade de arregimentar inúmeros novos conhecimentos, úteis para o dia a dia de suas empresas e também para o seu contínuo crescimento profissional”, disse.

 

Planejamento de resultado

Maia destaca que o Empreender permite um networking intenso, moeda valorizada principalmente em uma época de tantas mudanças. Ele deu exemplos de assuntos importantes e de ações que foram discutidos dentro dos núcleos e que se tornaram realidades, entre eles, a construção do Pólo Têxtil de Cascavel que começou a ser discutidos dentro do Núcleo Têxtil que levou a demanda para o Município que abraçou a ideia e viabilizou a construção do espaço que está sendo utilizado para a realização de cursos para a formação de mão de obra especializada.

Outro exemplo usado por Maia é do Núcleo Territorial da Região Sul, que reúne empresários e líderes de toda aquela região de Cascavel que debatem problemas de trânsito e deslocamento e que em menos de 45 dias, conseguiram criar uma Rota Sul, para o deslocamento mais rápido do Trevo Cataratas até o Trevo Guarujá. “Os núcleos são formados por pessoas que têm interesse no assunto, empresas do ramo que não se veem como concorrentes, mas que discutem melhorias para o segmento, para que possa crescer, se unindo, discutindo e propondo soluções que são importantes em todos os setores”, disse o diretor do Empreender.

Cada um dos núcleos tem um consultor, um coordenador e um vice coordenador; o número de participantes depende do assunto. Os participantes se reúnem em média duas vezes por mês para os debates e o encaminhamento das demandas. Assim como na diretoria da Acic, a gestão é por dois anos.

 

25 núcleos

Atualmente, a Acic conta com 25 núcleos em atividade e dois em elaboração: Acic Jovem, Acic Mulher, Decoração e Arquitetura, Empreendedores Iguassu Valley Cascavel, ESG, Eventos, Negócios Pet, Profissionais de RH, Serviços Automotivos, Agências de Viagens e Turismo, Arquitetos e Urbanistas, Confecção Têxtil, Consultoria de Imagem e Estilo, Consultoria e Treinamento, Corretores de Seguros, Escolas de Idiomas, Farmácias de Manipulação e Imobiliárias.

Além disso, tem os núcleos Moveleiro, que é o mais antigo da Acic e do Paraná, Nutrição, Óticas, Terapias Complementares, Região Norte, Região Oeste e Região Sul.