Cotidiano

Prefeitura vai “quebrar contrato” das obras de asfalto do Lago Azul

Prefeitura vai “quebrar contrato” das obras de asfalto do Lago Azul

Cascavel – Depois de dois anos “se arrastando” sem conclusão, as obras de asfaltamento do Bairro Lago Azul serão rescindidas pela à Prefeitura de Cascavel com a empresa que ainda não concluiu o serviço. A informação foi confirmada na tarde de ontem (25) ao Jornal o Paraná pelo secretário municipal de Serviços e Obras Públicas, Sandro Rocha Rancy. Esta é a terceira obra cancelada nos últimos 30 dias com a empresa, que também teve os contratos cancelados das obras de asfalto nos bairros Tarumã e São Cristóvão pelo mesmo problema.

Segundo Sandro, a CS Engenharia que é a empresa responsável pelas obras do Lago Azul foi notificada pelo Município para conclusão dos serviços, mas protocolou o pedido de paralisação e de rescisão que foi aceito. Com isso, o Município está encaminhando a documentação para cancelar os serviços de forma oficial e, a partir de então, a empresa não poderá mais participar de licitações municipais, atendendo a um processo administrativo que suspende a parceria público-privada.

A Prefeitura de Cascavel já havia anunciado a quebra de contrato referente às obras dos bairros Tarumã e São Cristóvão no fim de março. De fevereiro de 2021, quando foram iniciadas as obras, até agora, apenas 37% dos serviços foram executados, situação que não é diferente do Bairro Lago Azul, aonde os moradores relataram ao Poder Público que o canteiro de obras está abandonado, assim como manilhas que ficaram espalhadas pelo bairro. “Assim que for possível iremos licitar novamente essa obra para que seja terminada”, adiantou o secretário.

As obras sempre foram motivo de preocupação do Poder Público, visto que sofreram os impactos da pandemia e como eram de responsabilidade da mesma empresa, acabaram tendo contratos prorrogados por diversas vezes. No Lago Azul, a empresa deveria ter executado a infraestrutura e a pavimentação das ruas Lagoa Rodrigo de Freitas e Lagoa Pinguela, as vias principais do bairro. O investimento total inicial previsto era de R$ 4.174.145,64 em 18.628,97 m² de pavimentação.

“Paciência esgotada”

Roberto Zorzan, presidente da Associação de Moradores do Bairro Lago Azul, disse que os moradores “já perderam a paciência” e que também pediram o rompimento do contrato. Ele disse que desde a última reunião que tiveram com a empresa e a Prefeitura, pouca coisa foi feita e ainda máquinas foram retiradas do local. Além disso, o material que foi levado para as obras acabou se espalhando e piorando ainda mais a situação.

Foto: Roberto Zorzan

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Carlos Gomes: Transitar já identifica “problemas” com trânsito da região

Cascavel – Nem bem começaram as obras do novo viaduto sobre a BR-277 na Avenida Carlos Gomes e já apareceram os primeiros problemas de trânsito na região, principalmente devido ao tráfego de caminhões. Para que a empresa desenvolva os trabalhos, as alças de acesso à rodovia próximo ao Trevo Carelli foram fechadas. com isso, o trânsito teve que ser desviado para um trajeto alternativo.

De acordo com a presidente da Transitar, Simoni Soares, o setor de engenharia está analisando a situação e uma reunião será marcada nos próximos dias com todos os órgãos responsáveis e envolvidos com a questão, como a Polícia Rodoviária Federal e a Secretaria de Serviços e Obras Públicas, além dos moradores. “Vamos marcar uma reunião com os representantes dos moradores até para reforçar a sinalização, mas sabemos que temos que pensar no todo e sabemos que vai causar transtornos”, disse a presidente. Ela complementou que isso é um processo natural e que mexe no dia a dia das pessoas. “Temos que fazer as adaptações e procurar os procedimentos de menor impacto e de maior segurança, mas será um período de muito transtorno”, reforçou.

Mudanças de tráfego

O viaduto está sendo construído paralelamente ao já existente e, por isso, as alças de acesso do lado direito, sentido Curitiba a Carlos Gomes foram fechadas com desvio por dentro do bairro Maria Luiza. Também foi interditada a alça de saída da Carlos Gomes para a BR-277, sentido Curitiba, com o trânsito deslocado para o Bairro Faculdade. A Transitar implantou uma sinalização para que os motoristas se orientem sobre os desvios alternativos.

O prazo para a construção do novo viaduto é de 9 meses e o valor de investimento é de R$ 4 milhões. A segunda fase da obra será a revitalização da Avenida Carlos Gomes e da Rua Alexandre de Gusmão, cuja licitação acontece no dia 10 de maio, uma licitação pública internacional no valor de R$ 52 milhões, com recursos financiadas pelo Fonplata.