Cotidiano

Por que carne de peixe não é tradição no fim de ano?

Peixe é uma iguaria pouco procurada para as ceias dedicadas aos festejos de fim de ano

Por que carne de peixe não é tradição no fim de ano?

Considerada mais saudável, a carne de peixe é uma iguaria pouco procurada para as ceias dedicadas aos festejos de “Fim de Ano”, embora seja uma alternativa saudável e saborosa. Para entender melhor sobre essa particularidade, conversamos conversou com chef Luiz Carlos Yokoy.

E a pergunta que não quer calar é: por que não comemos tanto peixe nesta época festiva do ano? “O Natal, nas crenças antigas, era adornado por grandes banquetes, com pratos grandes e carnes de animais de caça. No passado, na era medieval, quando algum convidado chegava para o banquete e eram servidos pratos à base de carne de caça, representava o quão importante ele era para os anfitriões”, explica o chef Yokoy. Já o peixe, era um prato considerado “mais simples” e servido aos plebeus.
A tradição, para muitas culturas, diz que colocar o “porco assado” no centro das festas, especialmente no Ano Novo, simboliza o progresso. O tamanho de um porco inteiro também representa abundância. Já o “Peru de Natal” vem da tradição norte-americana de consumir a ave na ceia de Ação de Graças.