SÃO PAULO – Curador da 32ª Bienal de São Paulo, que termina domingo na capital paulista, e curador da comitiva brasileira na 57ª Bienal Internacional de Arte de Veneza, que acontece de 13 de maio a 26 de novembro de 2017, o alemão Jochen Volz foi anunciado como diretor-geral da Pinacoteca Brasileira.
O anúncio foi feito nesta terça-feira pela Associação Pinacoteca Arte e Cultura (APAC), organização social que administra a instituição e o Memorial da Resistência por meio de parceria com o governo do estado. Volz assume o cargo a partir de maio do ano que vem, em substituição a Tadeu Chiarelli, que retomará atividade acadêmica como professor da Universidade de São Paulo.
?Jochen Volz está preparado para assumir a direção-geral da Pinacoteca, pois acumula importante experiência à frente de renomadas instituições nacionais e internacionais como o Instituto Inhotim e a Serpentine Galleries. Tenho certeza que ele dará continuidade e ampliará a missão da Pinacoteca de ser um museu de referência em arte brasileira?, declarou, por meio de nota à imprensa, José Olympio Pereira, presidente do Conselho de Administração da APAC, gestora da Pinacoteca desde 2006 e do Memorial desde 2009.