
? O fato de ser preto é consequência da formulação. É algo diferente, curioso, exótico. O creme dental Black is White tem como proposta a manutenção do tratamento clareador realizado por um dentista. Não deve ser usado sem orientação ? sugere Hugo Lewgoy, dentista e doutor pela USP, responsável pela Curaprox no Brasil.
O fabricante explica também que a pasta de dente tem partículas que filtram impurezas que amarelam os dentes e combatem as placas. Seu uso, ele diz, pode ser substituído pelo creme convencional e repetido em todas as escovações.
? O carbono ativado forma partículas com muitas porosidades que têm a capacidade de filtragem. O creme também tem um mecanismo de ação anticárie natural ? explica.
Integrante da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, a dentista Rosane Costa ressalta que o creme não é exterminador de manchas.
? O carvão ativado remove a placa bacteriana e manchas extrínsecas (pigmentações provocadas pelo tabagismo e consumo de café). No entanto, seu poder de branqueamento só funciona para este tipo de mancha. Nos casos em que o dente é naturalmente escuro, não ? alerta Rosane.
Há uma polêmica entre especialistas sobre o fato de o carbono ativado causar o desgaste do esmalte dos dentes. A dentista Luana Dutra, integrante do Conselho Regional de Odontologia, tem um pé atrás com o produto.
? A promessa de clarear os dentes é tentadora, mas deve-se ter cautela. Mesmo que em concentrações pequenas, o creme dental preto não é o ideal, pois promove o desgaste do esmalte dentário ? pondera Luana.
O modismo de fabricar os próprios cosméticos fez com que alguns adeptos preparassem a própria pasta de dente com carvão em pó. Lewgoy, da Curaprox, repudia a prática.
? A legislação brasileira é rigorosa. O Black is White é testado e aprovado em laboratório. O carvão mineral é diferente do carbono ativado, é tóxico e abrasivo. Este, sim, provoca o desgaste do esmalte do dente ? alerta o representante.
Encontrar a pasta de dente preta em farmácias cariocas é uma saga. E o produto não é barato (a partir de R$ 100). Fato é que as mil primeiras unidades distribuídas pela Curaprox se esgotaram, e a marca promete reposição em breve.