Cotidiano

Paraná é o segundo estado que mais acolheu venezuelanos

Brasil já atingiu a marca de mais de 87 mil interiorizados em 896 municípios

Imigrantes venezuelanos cruzam a fronteira com o Brasil.
Imigrantes venezuelanos cruzam a fronteira com o Brasil.

Curitiba é a cidade do país que mais acolheu imigrantes venezuelanos desde a criação da Operação Acolhida, do Ministério da Cidadania. A ação começou em 2018 para atender os venezuelanos que chegaram ao Brasil para buscar melhores condições de vida.
Desde o início, cinco mil venezuelanos foram deslocados voluntariamente para a cidade. Com a atuação da Operação Acolhida, o Brasil já atingiu a marca de mais de 87 mil interiorizados em 896 municípios, desde o início dos trabalhos.

Depois de Curitiba, aparecem Manaus (AM), São Paulo (SP) e Dourados (MS). Segundo o Ministério da Cidadania, o Paraná é o segundo estado brasileiro a receber o maior fluxo de interiorização, com pouco mais de 15 mil e 200 pessoas acolhidas, atrás apenas de Santa Catarina e à frente do Rio Grande do Sul.
A interiorização é o deslocamento voluntário de imigrantes que chegam ao Brasil por Roraima para outros estados. Isso promove uma migração ordenada e segura, mitigando os riscos de violação aos direitos na rota migratória, como exploração e abusos.
Permitindo, ainda, o acesso às oportunidades nos municípios de destino, mediante a inserção em redes de acolhimento, o acesso a serviços públicos e a introdução ao mercado de trabalho.

Fonte: BandNews Curitiba