Cascavel - O número de multas que foi registrado no ano passado todo pelos 47 radares espalhados por Cascavel reduziu em comparação ao ano anterior. O balanço foi publicado nesta semana pela Transitar, a autarquia de trânsito da cidade, que monitora as infrações, inclusive publica uma relação todos os dias no Diário Oficial do Município, com as infrações, placas e valores.
Segundo o balanço no ano passado, foram registradas 129.725 multas ao longo do ano, cerca de 4% a menos do que em 2023 que fechou com 134.689 infrações ao todo, ou seja, 4.964 multas a menos. Os radares eletrônicos são como os olheiros do trânsito, já que, instalados em locais estratégicos, flagram cinco tipos de infrações: alta velocidade, parar sobre a faixa de pedestre, conversão à esquerda, avanço do sinal vermelho e transitar na via exclusiva de ônibus do transporte público.
Excesso de velocidade
As multas mais flagradas na cidade são o excesso de velocidade. Ao todo, 67.797 motoristas foram flagrados em velocidade acima do permitido nas vias. Em segundo, aparece a conversão à esquerda em local proibido com
40.241 multas. Em terceiro, o avanço ao sinal vermelho com 18.687 multas ao todo, 1.993 motoristas foram flagrados transitando em faixa de transporte público e 1.007 parados sobre faixa de pedestres.
Para o diretor de trânsito da Transitar, Jorge Pinheiro, os dados refletem uma melhoria e uma mudança no comportamento dos motoristas, mas os dados ainda são muito altos. “Sempre pedimos que os motoristas obedeçam a sinalização, a velocidade estabelecida para a via, ou seja, que dirijam com prudência para deixar de cometer as infrações, porque nós temos esses 47 radares instalados no nosso município, não com o objetivo de arrecadar, mas sim de naqueles locais podermos evitar qualquer tipo de acidente”, explicou.
Radares
Pinheiro disse ainda que todos os radares estão instalados em locais estratégicos que foram definidos após um levantamento da quantidade de acidentes ou até pela gravidade. “Nosso objetivo é diminuir os acidentes e também o número de vítimas no trânsito e que a principal multa, que é o excesso de velocidade, pode ser até a falta de planejamento na saída da sua casa, da sua residência, do trabalho, para um destino que ele quer tomar. E, muitas vezes, por esse atraso, acaba vindo a cometer a infração por excesso de velocidade”, analisou.
Além disso, o diretor disse ainda que em todos os locais onde temos radares instalados existem as devidas sinalizações para que a pessoa possa observar e passar com velocidade segura naquele lugar. “Pedimos e orientamos os nossos motoristas que prestem atenção na sinalização e na velocidade máxima da via, pois muitos sinistros ocorrem por imprudência, imperícia e negligência – todos falha humana – que podem levar a situações graves, deixando feridos e mortos”, reforçou.