Cascavel – Os reflexos da implantação do primeiro reservatório da Região Sul de Cascavel já são sentidos pela população, antes mesmo da chegada do verão. A unidade tem capacidade para armazenar 2 milhões de litros de água e garante o abastecimento ininterrupto para 34 mil pessoas da região.
A região era abastecida por sistema de bombeamento desde a área central da cidade. Com o crescimento populacional e a implantação de novos loteamentos, a rede de distribuição das áreas mais elevadas e mais distantes passou a ter pouca pressão. Outro problema era a falta de água, especialmente, aos sábados, quando o consumo é maior.
A auxiliar de produção Vera Lúcia dos Santos, moradora da Rua Danilo Paladini, conta que aos sábados as donas de casa precisam lavar a roupa e limpar a casa. Mas neste dia a água sumia das torneiras.
Era uma tristeza. Muitas vezes precisei buscar a água com baldes em uma mina para limpar a casa, comenta ela.
Para Vera Lúcia, a situação mudou muito.
Agora a gente esquece da água. É só abrir a torneira que ela está lá. A Sanepar resolveu o problema.
O gerente da Sanepar, Renato Mayer Bueno, explica que a obra foi projetada para melhorar as condições de abastecimento e eliminar os riscos de falta de água na região. Com o sistema de reserva, a Sanepar pode programar obras de manutenção ou executar serviços emergenciais, como o conserto de redes, sem causar desabastecimento.
O verão será mais tranquilo para todos, garante o gerente.
Os comerciantes Onilde e Adelino Machado, donos da Mercearia Paraná, no bairro Santa Felicidade, muitas vezes não podiam limpar adequadamente o estabelecimento porque a água não chegava até o imóvel.
Agora estamos no paraíso. Temos passado todos os fins de semana com água e com tudo limpo, completa Onilde.
Melhorias
A Sanepar investiu mais de R$ 4,8 milhões na implantação do reservatório e nas melhorias do sistema de distribuição de água. As obras foram inauguradas em setembro deste ano pelo governador Beto Richa e pelo presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche.
Para levar a água até os pontos mais altos e garantir a pressão nas redes foi construída a estação elevatória de água tratada e implantados mais 16 km de redes de distribuição de água. Também foram implantados setores de manobra para equilibrar a demanda de água nos horários de maior consumo e eliminar riscos de desabastecimento.
O novo reservatório atende os bairros Universitário, União, Santa Felicidade, Maria Luiza e parte do Parque São Paulo.