O arcebispo emérito da Arquidiocese de Cascavel, Dom Lúcio Ignácio Baumgaertner, de 91 anos, morreu próximo às 6h deste sábado, 01 de abril. Dom Lúcio faleceu enquanto estava internado na UTI do Hospital Policlínica. Ele estava internado desde a última terça-feira, 28 de março, quando apresentou um quadro pulmonar respiratório delicado, o que acarretou na morte.
O velório será realizado na Catedral Nossa Senhora Aparecida, porém ainda não há previsão de início. O sepultamento acontecerá no Cemitério Central da cidade, onde também estão enterrados Dom Mauro Aparecido dos Santos e Dom Armando Círio.
TRAJETÓRIA
Dom Lúcio Ignácio Baumgaertner, nasceu em 02 de setembro de 1931, e foi ordenado sacerdote em 1 de dezembro de 1957, aos 26 anos. A celebração foi realizada em Bento Gonçalves (RS).
Em 06 de julho de 1983, o Papa João Paulo II, nomeou o então, padre Lúcio Ignácio, como bispo diocesano de Toledo.
Sua ordenação episcopal foi realizada em 12 de outubro de 1983, em Farroupilha (RS), aos 51 anos de idade. O lema episcopal que o acompanhou durante toda a trajetória foi: “Ut Vitam Habeant”, que traduzido significa, “Para que tenham vida”.
Em 20 de novembro de 1983, Dom Lúcio assumiu a Diocese de Toledo, onde permaneceu atuante até dezembro de 1995.
Sua nomeação ao cargo de arcebispo metropolitano de Cascavel ocorreu no dia 27 de dezembro de 1995, sendo o segundo ocupante do cargo, em substituição ao arcebispo Dom Armando Círio – que se tornou arcebispo emérito devido a idade.
A renúncia compulsória por idade de Dom Lúcio deu-se em 31 de dezembro de 2007, e em janeiro de 2008, Dom Mauro Aparecido dos Santos assumiu a Arquidiocese.