BRASÍLIA ? A 23 dias da Olimpíada, cerca de dez ministros do governo interino receberão treinamento sobre como falar à imprensa estrangeira. Nesta quarta-feira, foi a vez do chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. O trabalho é feito por uma empresa privada de comunicação corporativa.
Entre os ministros que já solicitaram o serviço estão, além de Padilha, Leonardo Picciani (Esportes) e Sérgio Etchegoyen (Gabinete de Segurança Institucional). Com os Jogos Olímpicos, algumas pastas estarão mais expostas e suscetíveis à cobertura internacional. Apesar de estar na linha de frente nas próximas semanas, Alexandre Moraes (Justiça) não pediu o media training.
As consultorias são ministradas pela CDN Comunicação. Além de atividades para melhorar a oratória, feitas com câmeras, o treinamento envolve informações sobre os jornais estrangeiros, de acordo com cada ministério. Por exemplo: temas sensíveis, características dos veículos mais importantes, possíveis abordagens, pautas positivas e melhores expressões.