Cotidiano

Itaipu: Hora do Planeta: turistas acompanham “apagão”

A Hora do Planeta na maior geradora de energia do mundo

Itaipu: Hora do Planeta: turistas acompanham “apagão”

Foz do Iguaçu – Neste sábado (30), os turistas que fizerem o passeio Itaipu Iluminada – oferecido pela usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu -, terão a oportunidade de participar da Hora do Planeta na maior geradora de energia do mundo.

Das 20h30 às 21h30, as luzes ornamentais da barragem – acessas sempre às sextas-feiras e aos sábados como parte do roteiro turístico – serão desligadas para demonstrar o engajamento da binacional ao movimento, que chama a atenção às mudanças climáticas no planeta.

Desta vez, o apagar dos 747 refletores e 112 luminárias, que sempre ocorre enquanto os turistas estão fazendo o tour pela usina, poderá ser visto do Mirante Central. O passeio de ônibus pela usina iluminada virá antes, invertendo a ordem usual do roteiro. Ao final, também haverá queima de fogos de artifício e uma apresentação musical do acordeonista Tiago Rossato.

A saída do CRV (Centro de Recepção de Visitantes) está marcada para as 19h30. O roteiro completo tem duração aproximada de uma hora e meia. Moradores de Foz do Iguaçu e municípios lindeiros não pagam entrada. O valor do ingresso para turistas é de R$ 45. Serão disponibilizadas 400 vagas.

Esta é a nona vez que a Itaipu adere à Hora do Planeta, iniciativa de reflexão também do impacto direto das pessoas sob a biodiversidade. Para isso, todas as empresas e as pessoas são convidadas a demonstrar sua preocupação com a questão ambiental por meio de um ato simples: apagar as luzes por uma hora, em um dia específico.

A Hora do Planeta surgiu em 2007, em Sydney, na Austrália. No ano passado, a iniciativa contou com a participação de cidades e municípios pertencentes a 188 países e territórios, contabilizando mais de 17 mil ícones ou monumentos apagados. Só no Brasil, a ação envolveu mais de cem cidades e 1.500 monumentos apagados.