Cotidiano

Igrejas terão encenações e celebrações que relembram morte e ressurreição de Cristo

Em diversas igrejas da cidade, as programações organizadas pelas comunidades têm iniciam nesta sexta-feira (7) com as tradicionais encenações da “Paixão de Cristo”

Igrejas terão encenações e celebrações que  relembram morte e ressurreição de Cristo

As igrejas de Cascavel têm programação especial para celebrar a Sexta-feira Santa, quando se relembra a crucificação e morte de Jesus Cristo, e o Domingo de Páscoa, quando as celebrações festejam a ressurreição de Cristo. Em diversas igrejas da cidade, as programações organizadas pelas comunidades têm iniciam nesta sexta-feira (7) com as tradicionais encenações da “Paixão de Cristo”.

Uma delas está sendo organizada pela a Paróquia Nossa Rainha dos Apóstolos. A “Encenação da Paixão de Cristo” retorna após três anos de paralisação devido a pandemia, realizada pelo grupo de jovens da paróquia e está marcada para iniciar às 20h, no Salão da Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, localizado na Rua Andréa Galafassi, 296, no Bairro Nova Cidade, e finalizando no campo poliesportivo localizado ao lado da igreja.

De acordo com Valter Barcelos Filho, coordenador geral do evento, a expectativa é de reunir mais de 4 mil pessoas para assistir, com cerca de 150 pessoas envolvidas na organização. Para este ano, o grupo preparou algumas novidades, com uma nova identidade visual, novo cenário, alteração na disposição dos palcos e telões para trazer mais comodidade e facilitar a visualização dos espectadores. Além disso, a mudança de cenas, com uma nova estrutura de som, iluminação, palcos, cenários e figurinos completa o espetáculo.

Valter lembrou que a apresentação ocorre desde 2005 e retrata os principais momentos da vida de Jesus Cristo, se tornando uma das maiores da cidade. “Vamos mostrar os principais momentos da vida de Jesus, o nascimento, a traição de Judas, e toda a parte de crucificação, morte e ressurreição”, explicou, reforçando o convite a toda população: “Todos são muito bem-vindos”.

A preparação para um evento deste porte começa com pelo menos dois meses de antecedência e se intensifica na Semana Santa com a montagem de toda a estrutura e os últimos ensaios gerais. Quem for assistir pode levar um quilo de alimento não perecível que, por meio da Campanha da Fraternidade de 2023, será revertido ao Bom Samaritano, para que seja repassado às famílias carentes da comunidade.

 

Outras encenações

Segundo a Pastoral da Comunicação de Cascavel outras paróquias terão encenação e a Via-Sacra nesta sexta-feira (7), de forma gratuita. Na Paróquia São Cristóvão, a partir das 20h, na Paróquia Santa Cruz a partir das 19h, com início na Capela Santa Inês com procissão até a Paróquia e encerrando com o teatro. Também tem programação na Paróquia Nossa Senhora Caravaggio, no Bairro Maria Luiza, a partir das 19h30, com a tradicional Via Sacra com procissão, da praça até a Igreja e encenação.

Na Região Norte, na Paróquia Santo Agostinho, Bairro Floresta, será a partir das 20h. As demais igrejas da arquidiocese de Cascavel também realizam programação e missas durante o dia, com celebrações internas.

 

Missas

Na Catedral Nossa Senhora Aparecida uma programação especial ocorre até o domingo de Páscoa, dia 9 de abril. Nesta sexta-feira (7), dia em que se comemora a Paixão de Cristo, as celebrações se iniciam a partir das 7 horas com a Adoração ao Santíssimo, ação que se estende até às 15 horas. Das 8h30 às 12h, os fiéis que quiserem, estará aberto o confessionário. Na parte da tarde a partir das 15h, ocorre a Celebração da Paixão de Cristo e a encenação da via sacra às 19h.

No sábado, dia 8 de abril e véspera de Páscoa, as confissões acontecem das 8h30 às 12h e as celebrações serão realizadas às 20 horas com a Missa de Vigília Pascal. No domingo de Páscoa (9), as missas ocorrem em três horários, às 7h, 10h e às 19h.

 

Vias interditadas

A Transitar informou como ficará o trânsito nas ruas de Cascavel feriado de Sexta-feira Santa (7). Aos pedestres e condutores, a Transitar recomenda que busquem vias alternativas e redobrem a atenção ao passar pelas regiões com ruas interditadas.

 

Ruas interditadas:

Via Sacra

Sexta 07/04 – Das 18h às 0h

Rua Anita Garibaldi: entre Rua Andrea Galafassi e Rua Pedroso.

Rua Imigração: entre Rua Andrea Galafassi e Rua Pedroso.

Rua Pedroso: entre Rua Imigração e Rua Israel de Vigo Silveira.

 

Paróquia São Cristóvão

Sexta 07/04 – Das 18h às 0h

Av. Brasil x Rua Capanema

Rua Domiciano Theobaldo Bresolin x Rua Maringá

Av. Brasil x Rua Desembargador Ferreira da Costa

Av. Brasil x Rua Jacarezinho