Cascavel – Raieli Natalia Fey Grutzann, de um ano e nove meses, é de Marechal Cândido Rondon, mas luta contra um câncer na Uopeccan (União Oeste Paranaense de Estudos e Combate ao Câncer). Já foram necessários 40 doadores de sangue tipo O- para a menina e o pedido da garotinha feito em redes sociais foi atendido. Somente ontem as doações de sangue no Hemocentro dispararam, foram 130 até as 16h. A média diária é de 80.
O Hemocentro estava cheio de doadores ontem, mas o pedido é que os doadores procurem o local durante as férias, período que costuma ter queda de 30%. Hoje fiz questão de retribuir e doar para repor a doação que foi feita para minha mãe há poucos dias. Sou doadora há 12 anos, doar sangue é salvar vidas, declara a professora Eleonice Freyn Merchiori.
Sou doador há 15 anos e hoje estou doando para uma amiga da família. Não sabemos quando vamos precisar, por isso faço minha parte ao ajudar o próximo, afirma o motorista Albano Pereira da Silva.
Devido ao grande número de doadores, a unidade pede para que os amigos e familiares de Raieli procurem o Hemocentro em outros dias evitando superlotação. Por enquanto não falta sangue no estoque, mas a preocupação é com o período de festas de fim de ano e as férias.
Atendimento
Nos dias 24 e 31 de dezembro o atendimento será das 7h30 às 12h. Nos dias 25 de 26 de dezembro e 1º e 2 de janeiro estará fechado. O endereço é Rua Avaetés, 370, próximo ao Hospital Universitário, telefone (45) 3226-4549.