RIO ? Aos 79 anos, Jane Fonda decidiu falar pela primeira vez sobre o estupro que sofreu na infância. Em entrevista à revista “The Edit“, a atriz conversou com Brie Larson, que venceu o Oscar no ano passado por seu papel como uma sobrevivente de estupro no filme “O Quarto de Jack”.
“Sempre pensei que a culpa era minha, por não fazer ou dizer a coisa certa”, contou ela.
Fonda, vencedora do Oscar de melhor atriz por duas vezes, em “Amargo regresso” (1978) e “Klute, o passado condena” (1971), revelou que foi abusada quando criança e que, certa vez, foi demitida de um emprego por não aceitar dormir com seu ex-chefe.
“Uma das melhores conquistas do movimento de mulheres foi a consciência de que (estupro e abuso) não é nossa culpa. Nós éramos violadas e isso não é certo”, declarou.
Na entrevista, a veterana dialogou com a atriz de 27 anos Brie Larson, que atua há anos em defesa de sobreviventes de violência sexual, sobre feminismo, vioência sexual, ativismo político, seus arrependimentos (Fonda disse que gostaria de ter sido mais paciente) e sobre sua carreira (Atualmente, ela atua na série “Grace and Frankie”).
A atriz ainda explicou que a maioria das vítimas não se dão conta de que foram realmente estupradas, e afirmou que muitas mulheres pensam que “deve ter acontecido porque não foram enfáticas no não”.