Cotidiano

Copa do Mundo: Jogos do Brasil alteram rotina nos setores público e privado

Copa do Mundo: Jogos do Brasil alteram rotina nos setores público e privado

Cascavel – Desde o último domingo, 20 de novembro, o mundo todo está com os olhos voltados aos jogos das seleções que participam da Copa do Mundo de Futebol do Catar. Primeiro foram os álbuns e as figurinhas, depois as camisetas e, agora mesmo com certa timidez, os brasileiros estão em clima de “verde e amarelo” aguardando a estreia da seleção, que ocorre amanhã, às 16h, no jogo contra a Sérvia.

Para conseguir liberar funcionários para acompanhar e torcer pela Seleção canarinho, tantos os serviços públicos quanto os privados, alteraram os horários de atendimento nos três jogos da primeira fase. Na próxima semana, dia 28 às 13h, o Brasil enfrenta o time da Suíça e no dia 2 de dezembro, às 16h, será a vez dos Camarões.

A reportagem do O Paraná apurou como vai funcionar os principais serviços durante essa primeira fase. A Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel), disse que não existe uma previsão legal para “feriado” ou “folga” para o comércio nos dias de jogos e cada empresa poderá tomar a decisão que achar melhor para os seus colaboradores.

De acordo com o advogado da entidade, Joaquim Pereira Alves Júnior, especialista em questões trabalhistas, caso a empresa opte em conceder folga nos turnos dos jogos ou mesmo por algumas horas, ela então poderá fazer ajustes com os trabalhadores para a compensação da jornada ou mesmo para colocar essas horas em “banco de horas”.

Segundo Júnior, a forma que isso será feito caberá a empresa, se ela ficará

aberta normalmente, se fechará durante a partida e liberará os funcionários para acompanhar em casa ou então se permitirá que os colaboradores assistam aos jogos no ambiente da própria empresa, que é comum em muitos locais.

Serviço público

A Prefeitura de Cascavel publicou portaria que modifica os horários de atendimento dos serviços públicos. Nesta quinta-feira (24), os atendimentos das repartições da Prefeitura e unidades de saúde, serão das 8h às 14h. Já as escolas e Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) terão aula normal no período matutino e com dispensa aos alunos da tarde, a partir das 15h30.

Na segunda-feira (28), como o jogo é 13h, a Prefeitura, repartições e unidades de saúde atenderão das 7h às 12h. Nas instituições de ensino, a aula acontecerá normalmente de manhã e à tarde os alunos serão dispensados das atividades. Já na sexta-feira, dia 2, como o jogo é 16h, será no mesmo esquema da quinta-feira.

Os serviços considerados essenciais, como é o caso das UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e o Setor de Transporte e Remoção da Saúde, seguirão com atendimento normal, sem mudanças. O saldo de horas não trabalhadas dos servidores será descontado do banco de horas ou serão lançadas para reposição futura dentro do prazo de um ano.

Governo federal

Nos serviços federais uma portaria do Ministério da Economia foi publicada no dia 11 de novembro e prevê que nos dias em que os jogos forem realizados às 12h não haverá expediente; nas partidas iniciadas às 13h, o expediente será encerrado às 11h e, quando comecem às 16h, os servidores trabalharão até as 14h. A portaria define ainda que as horas não trabalhadas serão objeto de compensação no período de 1º de dezembro de 2022 a 31 de maio de 2023.

No INSS o atendimento presencial será suspenso 30 minutos antes da partida e será retornado 30 minutos após o término do jogo. Durante esse intervalo, a Central 135 continuará funcionando com o atendimento eletrônico. O Meu INSS também seguirá disponível tanto na internet quanto no aplicativo de celular.

Por meio da ferramenta é possível pedir benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial. Nesse canal, o cidadão também encontra a assistente virtual Helô, que orienta e tira dúvidas sobre serviços e benefícios do INSS.

Foto: Secom

+++

Horário das agências bancárias

A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) também divulgou horário de atendimento diferente nos bancos, considerando questões como a segurança das agências e de transporte de valores. No caso de jogos às 13h, o funcionamento das agências será das 8h30 às 11h30; e nos dias de jogos às 16h, o horário de funcionamento será das 9h às 14h.

Canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking, e salas de autoatendimento funcionarão normalmente nos dias de jogos da seleção brasileira, seguindo os horários estabelecidos pela própria agência.