Links Frank OceanRIO ? Frank Ocean está, finalmente, de volta. Quatro anos (e muito suspense) depois de arrebatar fãs e crítica com o disco “Channel orange” ? relembre o que o GLOBO falou sobre ele ? , o cantor e compositor americano lançou, com exclusividade na plataforma de streaming Apple Music, o álbum visual “Endless”. O filme traz 18 faixas distribuídas por cerca de 46 minutos e tem participações dos cantores James Blake e Sampha, além de Johnny Greenwood, guitarrista do Radiohead, entre outros.
Em uma das músicas, chamada de “Ambience 002: Honeybaby”, Ocean incluiu um sample de Gal Costa cantando ao vivo um trecho de poucos segundos do hit “Vapor barato”, aquela do refrão “Oh, minha honey baby”. Além de cantar e escrever as letras, o americano é creditado como diretor criativo de todo o álbum, e também toca piano em diversas faixas.
E as novidades não param por aí: “Endless” não será o único álbum de Ocean lançado nos próximos dias. Um fonte ligada ao Apple Music disse à “Rolling Stone” que outro disco do ex-integrante do Odd Future deve sair ainda neste fim de semana. Seria “Boys don’t cry”, o anunciado sucessor de “Channel orange”, mas que passaria a ter outro nome.
Há um tempo, Ocean tinha anunciado que “duas versões” de um projeto seriam lançadas em julho de 2015, mas, desde então, manteve sua leal base de fãs esperando.
No começo deste mês, a empolgação voltou com a exibição de um streaming ao vivo e em preto e branco em que Ocean fazendo carpintaria. No entanto, a inclusão de uma nova data no site oficial do músico voltou a causar decepção, fazendo os fãs entenderem que “Boys don’t cry” seria lançado no dia 16 de novembro.
Enquanto esperam para descobrir se o outro álbum realmente vai estar disponível até domingo, aqueles que tiverem contas no Apple Music podem ouvir e assistir a “Endless” (aqui). Desde que o álbum visual foi lançado, alguns usuários do YouTube vêm tentando disponibilizá-lo na plataforma gratuita, mas são excluídos quando descobertos pela gravadora do americano.
A parte visual de “Endless” é baseada em cenas do stream ao vivo, que mostra Ocean construindo uma escadaria no que parecia ser um armazém abandonado.
MARCAS PARA TODOS OS LADOS
Em “Endless”, Frank Ocean soube aproveitar bem o hype em cima de seu novo trabalho. Produtos de Apple, Sony e Samsung aparecem ao longo do álbum visual, seja nas letras ou no vídeo.
Logo na abertura, com a faixa “Device control”, a voz robótica de Wolfgang Tillmans contrasta com o tocante cover de “At your best (You are luhh”), de Isley Brothers, cantado por Ocean. A faixa conta com James Blake e Johnny Greenwood na produção.
A gravação de Tillmans volta no fim do álbum, junto com ativações de marca bem bizarras, incluindo a letra ?With this Sony Telephone 4K video is in your palm / It is in your palm / In your palm? (“Com esse Sony Telephone, vídeos em 4K estão na sua palma/ Estão na sua palma/ Estão na sua palma”, em tradução livre) e ?With this Apple appliance / you can capture live videos / Still motion pictures shot at high frequency? (“Com este aparelho Apple, você pode gravar vídeos ao vivo/ E ainda imagens em movimento gravadas em alta frequência”).
Em outro verso, é a vez da Samsung e seu telefone, o Galaxy: ?The new Samsung Galaxy allows you to livestream your life / Livestream your life / livestream your life? (“o novo Samsung Galaxy permite que você transmita sua vida ao vivo/ transmita sua vida ao vivo/ transmita sua vida ao vivo”).