Em uma solenidade na manhã desta sexta-feira (17), o prefeito Leonaldo Paranhos entregou as obras de revitalização do Parque Tarquínio Joslin dos Santos. A completa remodelação do parque teve início em agosto e foi concluída nesta semana. O espaço abriga a Cidade do Idoso, uma das ações do programa FeliCididade do Idoso, que tem como foco a melhoria na qualidade de vida.
O prefeito Paranhos destacou que a data é especial e que, com todos os cuidados de prevenção, é possível voltar às atividades e consolidar o programa Cidade do Idoso. “Esse espaço é adequado para isso, espaço com bastante verde e com uma vasta área para caminhada”, afirma.
As atividades do Cidade do Idoso irão acontecer de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 17h. Eles poderão ficar no local durante todo o dia e retornar ao fim da tarde. No espaço, haverá, inclusive, almoço para os idosos.
O secretário de Assistência Social Hudson Moreschi Junior, explica que as atividades desenvolvidas no espaço estimulam a qualidade de vida e será possível atender 300 idosos diariamente.
“Aqui iremos desenvolver atividades com nossos idosos de segunda a sexta-feira, garantido a eles melhoria na qualidade vida, cuidando das questões da saúde mental e física dos nossos idosos”, diz Hudson.
O secretário do Meio Ambiente, Nei Haveroth, participou da solenidade e não escondia a emoção de entregar o parque totalmente revitalização à população que irá ajudar a cuidar do espaço público. “O grande objetivo é proporcionar qualidade de vida para as pessoas”, observa.
Maria Rocha, moradora do bairro Morumbi, participou da inauguração e comemorou a revitalização. “Está muito lindo, gostei, estou com vontade de participar”, afirmou.
A refugiada Lina Figueira de Vergara visitou o Parque Tarquinio pela primeira vez e ficou encantada com o que viu. “Excelente, é a primeira vez que venho, sou idosa da Venezuela, somos imigrantes e estamos muito agradecidos de estar aqui” frisou.
Obras
O antigo parquinho de madeira foi substituído por equipamentos mais modernos e a areia trocada por piso com grama sintética. A reforma contemplou ainda a recuperação e proteção de nascentes e lagos, sendo um deles com a instalação de uma roda d’Água.
Além disso, foram reformados os banheiros e toda a extensão do parque ganhou nova pintura , implantação de novos pavers, plantio de flores e mudas nativas, revitalização dos quatro portais de acesso ao parque e do campo de futebol e recuperação dos postes de iluminação, entre outras obras.
O Parque
São mais de 77 mil metros quadrados de mata nativa, córregos, trilhas para caminhadas, bancos para descansar e lagos.
A área verde é preservada e, pelo bosque, diariamente servidores fazem a limpeza e manutenção para manter o lazer dos frequentadores assíduos, que gostam de praticas esportivas ao ar livre e para a diversão das crianças.
A renovação no Parque Tarquínio Joslin dos Santos envolveu as secretarias de Meio Ambiente, Assistência Social, Cultura e Esporte, Obras Públicas e Cohavel.
O nome do Parque
Tarquínio Joslin dos Santos foi uma figura de destaque na cidade de Cascavel. Primeiro farmacêutico da incipiente localidade, tornou-se uma figura conhecida e admirada, razão pela qual foi convidado para concorrer ao cargo de prefeito, numa eleição em que perdeu por um voto. Nascido em 1900, morreu no dia 3 de março de 1979.
Fonte: Secom