Cotidiano

Cascavel retoma uso do cartão gratuidade para idosos sem restrição de horários no transporte coletivo

Idoso poderá usar benefício até quatro vezes por dia

Cascavel retoma uso do cartão gratuidade para idosos sem restrição de horários no transporte coletivo

Idosos que utilizam o transporte coletivo podem voltar a usar diariamente, em Cascavel, no oeste do Paraná, o cartão de gratuidade sem restrição de horários, a partir desta segunda-feira (13), segundo a Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania (Transitar).

Conforme a Transitar, apesar da mudança, a portaria mantém restrito o número de vezes que o idoso pode usar o benefício, sendo de até quatro vezes por dia.

Segundo a presidente da Transitar, Simoni Soares, a flexibilização dos horários do beneficio foi adotada para facilitar o deslocamento dos idosos para tratamentos de saúde, mas a restrição do uso continua por ainda ser um período que requer prevenção à Covid-19.

Por causa da pandemia, as alterações têm ocorrido aos poucos, da suspensão total do uso à liberação gradativa. Atualmente, o cartão pode ser utilizado nos horários de entrepicos.

Bloqueio do cartão

Segundo a Transitar, neste período de pandemia, quem utiliza o cartão do transporte coletivo e testa positivo para a doença, tem o cartão bloqueado automaticamente na ValeSim, até que seja cumprido o período de isolamento.

Outra possibilidade de problemas para a utilização pode ser o prazo de recadastramento. Conforme a Transtiar, o passageiro que não utiliza o cartão há algum tempo deve verificar antecipadamente se este está liberado para utilização.

Caso o beneficiário esteja com o cartão bloqueado, deverá procurar a ValeSim, pelo telefone (45) 3036-3738.