Cotidiano

Carnaval: Cedip reforça importância de uso de preservativo para evitar HIV/Aids

Festeje com responsabilidade: Cedip fornece preservativos gratuitos em Cascavel

Carnaval: Cedip reforça importância de uso de preservativo para evitar HIV/Aids

Com a proximidade das festas de Carnaval, o Cedip (Centro Especializado de Doenças Infecto-Parasitárias) tem intensificado a orientação à comunidade para a prevenção de HIV/Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). A folia está liberada, mas é preciso agir com responsabilidade para não ter consequências no futuro.

O Centro oferece gratuitamente preservativos, que são a única forma de prevenção de inúmeras ISTs. O Cedip conta ainda com disponibilização de teste rápido gratuito de HIV/Aids para população de segunda a quarta, das 7h às 12h, e na quinta das 7h às 17h. Há ainda a oferta de autotestes, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O espaço fica na Rua Cuiabá, nº 2340. Mais informações pelos telefones 3902-1247/ 3902-1722 e Whatsapp 99147-6583.

Caso a pessoa tenha relação sexual sem o preservativo por alguma razão, o Cedip conta com o medicamento PEP, que é uma profilaxia pós-exposição ao HIV. Ela pode ser usada em situações exposição sexual ou contato sangue. A medicação deve ser iniciada em no máximo 72 horas após exposição e vai servir como barreira ao vírus.

O Cedip também conta com o PREP, uma medicação pré-exposição que permite a prevenção em adquirir o vírus. Ela pode ser usada diariamente para impedir a infecção.

A orientação do Cedip é necessárias, uma vez que os números mostram que somente em 2022 foram 246 novos atendimentos no Cedip. Em relação à casos notificados, foram 64 casos ao todo, sendo 37 de HIV e 27 de Aids.
Conforme o último balanço do Ministério da Saúde, a taxa de detecção de casos de Aids por cada 100 mil habitantes, no período de 2010 a 2019, em Cascavel é de 23,1, maior inclusive que a média nacional que é de 17,8.

CEDIP
O Centro Especializado de Doenças Infecto-Parasitárias trabalha tanto no diagnóstico como no tratamento das pessoas com HIX/Aids, inclusive com a dispensação de medicamentos. Se houver qualquer dúvida, procure o Cedip que a equipe estará apta a atender da melhor maneira possível.

Fonte: Secom