Cotidiano

Bombeiros pedem para que população não frequente prainhas da Costa Oeste

As prainhas de Foz do Iguaçu estão fechadas por causa da pandemia

Balneário Santa Helena- Arquivo
Balneário Santa Helena- Arquivo

Santa Helena – Das seis prainhas da Costa Oeste, quatro estão fechadas para visitantes. Apenas as de Missal e Itaipulândia estão recebendo banhistas, segundo o Corpo de Bombeiros.

Conforme o tenente Rogério dos Santos, a Operação Verão seguirá com guarda-vidas nos balneários até 17 de fevereiro, mas a recomendação é para que as pessoas não visitem as prainhas do Lago de Itaipu por causa do novo coronavírus. “Estamos desenvolvendo todas as atividades de prevenção, sinalização, orientação para os banhistas, lembrando que a nossa atividade está acontecendo, mas sempre ressaltamos que em virtude da pandemia a gente orienta que os banhistas permaneçam em casa”.

Nas semanas de Natal, Ano-Novo e Carnaval, os serviços de guarda-vidas ocorrem diariamente, conforme os bombeiros. Nas demais semanas, os atendimentos dos bombeiros são realizados nas sextas-feiras, aos sábados e domingos, quando há maior movimento de banhistas nas prainhas.

As prainhas de Foz do Iguaçu estão fechadas por causa da pandemia. Em Santa Terezinha de Itaipu, obras de revitalização ocorrem no balneário e o acesso está impedido. Em São Miguel do Iguaçu, a prainha foi fechada por tempo indeterminado conforme decreto municipal.

Em Santa Helena, decreto municipal proíbe o uso da prainha devido ao avanço da pandemia. O local pode ser utilizado apenas para caminhadas e acesso de barcos ao atracadouro. A medida vale até 4 de janeiro, quando será reavaliada.

Em Itaipulândia, o acesso ao lago está permitido para banhistas, para realização de atividades físicas e para uso de quiosques durante o dia. A utilização do espaço é proibida à noite e para acampar. Para as embarcações, o Município permite até três tripulantes.

Em Missal também está aberto o espaço. Por enquanto, a prainha está aberta com funcionamento normal para banhos, uso de quiosques e acampamento. Contudo, os usuários devem observar o horário do toque de recolher e as medidas sanitárias.