CURSO

Bombeiros da Itaipu fazem curso de manejo de animais peçonhentos

A veterinária Aline Konell faz demonstração de manejo aos bombeiros. Foto:  Fabiana Stamm/Itaipu Binacional
A veterinária Aline Konell faz demonstração de manejo aos bombeiros. Foto: Fabiana Stamm/Itaipu Binacional

A Divisão de Áreas Protegidas da Itaipu Binacional ministrou um curso sobre manejo de animais peçonhentos. Participaram as equipes de bombeiros brasileiros e paraguaios da empresa. O curso ocorreu nos dias 7 e 8 de novembro, no Centro de Investigación de Animales Silvestres (CIASI), na margem paraguaia.

O curso partiu de uma demanda dos próprios bombeiros. No verão há um aumento da aparição de animais peçonhentos, que ficam mais ativos no calor. Nesta época chama-se os bombeiros com frequência para a retirada de serpentes, principalmente jararacas.

No curso eles puderam revisar a identificação e as formas de manejo com os animais. A prática dos métodos de contenção física foi realizada com uma jiboia arco-íris, animal não-peçonhento. “A prática é muito importante para que o profissional adquira confiança e saiba como agir em situações reais de encontro com animais peçonhentos”. A explicação é da veterinária da Itaipu, Aline Konell, uma das instrutoras. “O objetivo deste curso é promover uma resposta rápida e padronizada para estes casos”, disse.

Aline ressaltou ainda a importância da colaboração e trabalho conjunto entre os profissionais do Brasil e do Paraguai. Pois, ambos os países possuem legislações diferentes na distribuição de soro antiofídico para o atendimento às vítimas. “No Paraguai é possível comprar o soro antiofídic. No Brasil, ele é disponibilizado pelo SUS, em hospitais municipais e algumas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)”, explicou.

Portanto, também participaram do treinamento estagiários de veterinária e biologia, e terceirizados da equipe de manejo e bem-estar.

Fonte: Itaipu