
NOVA YORK ? O índice de aprovação de Donald Trump, pouco menos de um mês após sua posse, é o mais baixo em comparação com os outros presidentes dos EUA, revela uma nova pesquisa. O bilionário links trump aprovação tem, atualmente, 40% de aprovação dos americanos. Enquanto a regra para os presidentes americanos é gozar de um pico de popularidade no início do mandato, a classificação de Trump nesse índice é 21 pontos mais baixa do que a média de 61%, de acordo com a respeitada agência de pesquisas Gallup.
Ele não só está longe da média, mas também distante de todos os ex-presidentes: Donald Trump registra 11 pontos a menos do que qualquer outro líder dos EUA já teve com um mês de mandato. Foram comparadas apenas pesquisas realizadas em meados de fevereiro ? a posse nos EUA ocorre em 20 de janeiro. A pesquisa feita pela Gallup entrevistou 1.527 cidadãos americanos.
Antes de Trump, era Bill Clinton o menos aprovado pelo país nesse período do mandado. Seu índice de aprovação marcou 51%, pior do que o de Ronald Reagan, que registrou 55%. Todos os outros presidentes tiveram taxa de aprovação de mais de 60%. Barack Obama, por exemplo, alcançou 64% no início de seu primeiro mandato.
O recordista nesse índice é John Kennedy, que tinha impressionantes 72% de aprovação americana.
A classificação inicial de Trump, antes mesmo de assumir o cargo de presidente dos EUA, já era um recorde negativo: 45%. Ele foi o primeiro presidente da história americana a tomar posse com a aprovação de menos da maioria. E o índice só piorou desde então.

Seu conselheiro de segurança nacional, Michael Flynn, foi forçado a se demitir depois que foi revelado que ele tentou encobrir conversas que teve com o embaixador russo, feitas antes que ele assumisse o escritório, levantando dúvidas sobre os laços que Trump mantém com o Kremlin.
Entre os eleitores democratas, poucos ? cerca de 8% ? são os que acreditam que Trump esteja fazendo uma boa administração.
Se o magnata perder apenas mais um ponto em seu índice de aprovação popular, ele vai se juntar a Clinton como o segundo presidente na história a cair abaixo de 40% de aprovação durante seu primeiro ano no cargo.