Cotidiano

Alerta: Saúde aponta aumento de 311% nos casos de dengue

Em 2015, são mais de 267 diagnósticos positivos, contra 65 registrados no ano passado

Cascavel – A preocupação com os casos de dengue que tomam conta do País não é diferente em Cascavel. Os números da Secretaria de Saúde do Município a partir do Programa de Controle de Endemias revelam que o ano de 2015 pode fechar com mais de 267 diagnósticos positivos. São dados que merecem atenção, uma vez que nem mesmo as ações realizadas ao longo do ano e um mutirão de limpeza recente na região Norte tem feito os casos frearem.

Os números ficam mais alarmantes se comparados com os 65 registrados em 2014. Isso representa um aumento de 311% em 2015 e o ano sequer acabou.  Em toda a história do Programa de Controle de Endemias em Cascavel, não se tinha registrado tantos casos de dengue no município. Em 2013 foram 176.

Com a chegada do verão, com as altas temperaturas e as chuvas frequentes, os moradores devem redobrar os cuidados. Manter os quintais livres de objetos que possam acumular água, cuidar das plantas que também servem de criadouro, garrafas, pneus e qualquer objeto que sirva de moradia ao mosquito.

No último mutirão de limpeza no Conjunto Julieta Bueno, no Jesuítas, no Sanga Funda, no Tarumã, no Tocantins, no Interlagos, no Brazmadeira e no Melissa foram removidas das residências 84 toneladas desde lixo em geral, volumosos até materiais recicláveis.

No último LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti), Cascavel registrou 2,1%. Somente na região Norte foram 4,2%, por isso a intensificação das ações.