Cotidiano

30 cidades do Paraná recebem 2ª fase da vacinação contra a dengue

A segunda etapa de vacinação contra a dengue no Paraná começa nesta sexta-feira (3). Moradores de 30 cidades do estado serão imunizados contra o vírus. A campanha deve seguir até o dia 31 de março, segundo a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná? (Sesa).

A vacina tem três doses, e elas devem ser tomadas a cada seis meses. De acordo com a Sesa, quem não foi imunizado na primeira fase da campanha pode receber a vacina nesta nova etapa.

O público-alvo em 28 municípios abrangerá pessoas entre 15 e 27 anos. Em Paranaguá, no litoral, e em Assaí, na região norte, a faixa etária será diferente: dos 9 aos 44 anos. Isto se deve porque as duas cidades têm maior incidência da doença. A meta da secretaria é atingir 80% do público-alvo total.

Veja as cidades que receberão a campanha:
Assaí, Bela Vista do Paraíso, Boa Vista da Aparecida, Cambará, Cambé, Cruzeiro do Sul, Foz do Iguaçu, Ibiporã, Iguaraçu, Itambaracá, Jataizinho, Leópolis, Londrina, Mandaguari, Marialva, Maringá, Maripá, Munhoz de Melo, Paiçandu, Paranaguá, Porecatu, Santa Fé, Santa Isabel do Ivaí, Santa Terezinha de Itaipu, Sarandi, São Jorge do Ivaí, São Miguel do Iguaçu, São Sebastião da Amoreira, Sertanópolis e Tapira.

Casos de dengue confirmados
Até a metade de fevereiro, o Paraná tinha quase 500 casos confirmados de dengue, segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). O novo boletim com números sobre a doença foi divulgado pela pasta nesta terça-feira (14).

São 493 casos confirmados em 97 cidades. Deste total de casos, 71 são importados e 422 autóctones, ou seja, contraídos no local onde se mora.

O atual período epidemiológico começou a ser contado em agosto de 2016.

1ª etapa

A primeira fase da campanha de vacinação contra a dengue no Paraná atingiu 47,5% do público-alvo, conforme dados divulgados pela Sesa, à época. Foram compradas 500 mil doses, e a meta era imunizar 400 mil pessoas. Entretanto, 190 mil tomaram a vacina.

Este primeiro momento da campanha foi realizado entre os meses de agosto e setembro de 2016. O período chegou a ser prorrogado devido à baixa procura.

Foram investidos foram investidos R$ 50 milhões para a compra destas doses.

Entre agosto de 2015 e julho do ano passado, o Paraná teve 56.351 casos confirmados de dengue confirmados. Desse total, 61 pessoas acabaram morrendo com a doença.

A vacina
A vacina é produzida pelo laboratório Sanofi Pasteur e recebeu o nome de Dengvaxia. Com a autorização da Anvisa, na prática, fica comprovada a segurança e a eficácia da vacina.

A medicação é considerada eficaz na prevenção dos quatro tipos de dengue e poderá ser aplicada em pessoas de 9 a 45 anos, segundo comunicado divulgado pelo laboratório.

No momento não há dados suficientes para a comprovação da segurança de uso da vacina em  indivíduos  menores de 9 anos de idade, principalmente na faixa etária de 2 a 5 anos, bem como para os brasileiros maiores que 45 anos. O esquema de vacinação aprovado foi o intervalo de seis meses entre as três doses, segundo a Anvisa.

Eficácia
Estudos clínicos demonstraram que a vacina foi capaz de reduzir em 60,8% o número de casos de dengue em um estudo que envolveu quase 21 mil crianças e adolescentes da América Latina e Caribe. Em outro estudo, feito com mais de 10 mil voluntários da Ásia, a vacina conseguiu reduzir em 56% o número de casos da doença.

Outro estudo, feito a partir de uma análise combinada dos testes clínicos na Ásia e na América Latina, concluiu que a vacina é mais eficaz a partir dos 9 anos de idade. A partir dessa faixa etária, a vacina é capaz de proteger 66% dos indivíduos contra a dengue.

Informações G1