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Nova Harley-Davidson Low Rider ST chega ao mercado brasileiro

2023 Location Photography. FXLRST Low Rider ST
2023 Location Photography. FXLRST Low Rider ST

A Harley-Davidson injeta performance e versatilidade à sua linha de motocicletas Cruiser 2023 com a introdução da nova Low Rider ST. Uma motocicleta pronta para pegar a estrada e que oferece a esportividade do propulsor Milwaukee-Eight 117 combinada à versatilidade das bolsas laterais rígidas e carenagem fixa. O novo modelo tem perfil enxuto com foco no desempenho, seguindo o estilo personalizado West Coast Custom. A Low Rider ST chega às concessionárias Harley-Davidson do Brasil com preço sugerido a partir de R$ 137.900,00.

A Low Rider ST oferece o excelente desempenho do motor V-Twin Milwaukee-Eight 117 com refrigeração de óleo/ar, que é o ápice de cilindrada e torque entre os motores Harley-Davidson de produção regular de fábrica.

Sport-touring com atitude

A Harley-Davidson Low Rider ST é uma motocicleta estilo Sport-Touring, inspirada no movimento “tall bike” da Califórnia, nos Estados Unidos. As malas laterais são altas e firmes, a suspensão traseira é elevada, o guidão é alto, e a carenagem é montada no próprio quadro. A Low Rider ST coloca o motociclista em uma posição agressiva de comando para uma pilotagem direta e responsiva. Quando a viagem termina, basta retirar as malas laterais para converter a Low Rider ST de uma estradeira cross-country para o modo cruiser urbano.

“Um elemento-chave deste modelo é a carenagem montada no quadro, que tem sua forma inspirada na carenagem da clássica FXRT Sport Glide, a preferida pelos customizadores da Costa Oeste”, segundo Brad Richards, Vice-Presidente de Design da Harley-Davidson. “Com um farol central dominante flanqueado por aberturas laterais, a conexão genética com a FXRT original permanece familiar. Os vincos mais nítidos e as proporções revisadas na carenagem da Low Rider ST fornecem uma aparência mais moderna, atlética e aerodinamicamente superior. O ajuste elevado das bolsas laterais, acima do escapamento, reforça a proposta de desempenho do modelo – a mensagem é que essas malas não limitarão o ângulo de inclinação quando a moto for levada ao limite”, afirma Richards.

O design da nova carenagem foi desenvolvido por meio de análise CFD (computational fluid dynamics) e testes no mundo real. Os difusores de fluxo de ar ajudam a limitar o impacto do vento na cabeça do piloto em alta velocidade. Um para-brisa alto de seis polegadas tem uma tonalidade Dark Smoke e a carenagem contém um único farol de LED de 5,75 polegadas.

As malas laterais rígidas e com trava apresentam um design elegante em forma de concha, sendo fáceis de carregar e descarregar. As malas podem ser abertas com uma mão pelo piloto quando sentado, e um dispositivo de amortecimento permite que as suas tampas se abram suavemente. As bolsas podem ser removidas em segundos com um mecanismo interno de liberação rápida. Sua capacidade combinada é de 53,8 litros.

Um assento profundo ajuda a manter o piloto na posição adequada durante acelerações e curvas agressivas. Um guidão de uma polegada é montado sobre risers “pull back” de 4 polegadas, enquanto um console preto texturizado cobre o tanque de combustível de 18,9 litros. A instrumentação é apresentada por um display digital compacto que confere uma aparência customizada sem medidores.

A pilotagem é aprimorada pelo chassi, otimizado para reduzir o peso sem sacrificar a rigidez. O motor Milwaukee-Eight 117 é montado no quadro de forma a aumentar ainda mais a rigidez do chassi. Um garfo invertido de 43 mm garante dianteira firme para uma pilotagem responsiva, e sua tecnologia interna de cartucho único mantém a roda dianteira plantada para melhorar o desempenho de frenagem.

A Low Rider ST está equipada com um monoamortecedor traseiro mais alto do que o das demais Softail, o que eleva a parte traseira da motocicleta. Isso proporciona maior conforto de condução e aumenta o ângulo de inclinação em mais de um grau, melhorando o desempenho dinâmico. O ajuste de pré-carga hidráulica sob o assento permite que o motociclista mantenha o desempenho ideal da suspensão, considerando a carga e as condições da estrada. Para isso, também contribui a maior altura do solo, que proporciona maior confiança ao piloto durante curvas agressivas, por exemplo.

Freios dianteiros duplos com discos de 300 mm oferecem a frenagem responsiva exigida por uma pilotagem de performance. O ABS (sistema de frenagem antitravamento) oferece mais confiança na frenagem. Os pneus Premium Michelin Scorcher 31 (Dianteiro: 110/90B19; Traseiro: 180/70B16) melhoram o desempenho de direção e manuseio.

O estilo robusto é complementado com as rodas de alumínio fundido (diâmetro dianteiro de 19 polegadas e traseiro de 16 polegadas), finalizadas em Matte Dark Bronze para um contraste com os componentes escuros da motocicleta. Outras características incluem um farol de LED Signature, luzes traseiras e de freio também em LED e uma entrada USB.

O motor

Confira algumas das principais características que conferem alta performance a esse motor:

Cilindrada: 1.923 cc – a maior dentre os motores de produção regular de fábrica.

Torque: 16,4 kgfm a 3.500 rpm – desempenho que o piloto pode sentir a cada toque no acelerador.

Entrada de ar Heavy Breather de alto desempenho, com elemento de filtro exposto e voltado para a frente para aumento do fluxo de ar no motor – torque empolgante na faixa intermediária e presença de uma hot rod.

Eixo de comando de alta performance – compatível com o deslocamento e o fluxo de ar.

Escapamento shotgun 2 em 2 de alto desempenho – som pulsante e torque suave e amplo na faixa intermediária.

Foto: Divulgação