AUTOMÓVEIS

Motor da Nova S10 usa inteligência artificial para otimizar desempenho

Esses recursos foram aplicados de forma abrangente no produto, desde sua fase de concepção até o desenvolvimento e a produção

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Esses recursos foram aplicados de forma abrangente no produto, desde sua fase de concepção até o desenvolvimento e a produção
Esses recursos foram aplicados de forma abrangente no produto, desde sua fase de concepção até o desenvolvimento e a produção

Em relação à performance dos automóveis, algumas tecnologias proporcionaram saltos significativos, como a injeção eletrônica. Para especialistas, a próxima evolução será a aplicação da IA (Inteligência Artificial). O recurso permite que sistemas tomem decisões com base em dados digitais para multiplicar a capacidade da máquina em aprender e executar tarefas complexas de forma mais rápida e eficiente.

A inteligência artificial e o machine learning moldam o conceito inovador da Nova S10. Esses recursos foram aplicados de forma abrangente no produto, desde sua fase de concepção até o desenvolvimento e a produção. A recém-lançada picape da Chevrolet utiliza inteligência artificial inclusive na parametrização do novo software de gerenciamento do motor para entregar uma equação de desempenho nunca vista na categoria.

“A GM é líder global no desenvolvimento de utilitários e nosso legado está baseado na inovação. Por isso, a Nova S10 consegue ser tão ágil quanto picapes bem mais potentes, porém consumindo muito menos combustível. A aplicação da inteligência artificial permite extrair outras duas vantagens: melhor dirigibilidade e redução das emissões”, explica Suelen Arice, gerente de Marketing de Produto.

Calibrado com o apoio de inteligência artificial, o software de gerenciamento é quem comanda a nova geração do motor Duramax 2.8, que trabalha em harmonia com a inédita transmissão automática de oito marchas ou a manual de seis. Assim, a versão topo de linha High Country é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 9,4s (1s mais rápida que o modelo anterior), enquanto o consumo médio de diesel, de acordo com dados do Inmetro, fica em 9,5 km/l na cidade e em 11,4 km/l na estrada (até 76 km extra de autonomia em rodovia a cada tanque completo). No caso das emissões de CO2, a redução foi de aproximadamente 13%.

O próprio motor Duramax 2.8 foi aperfeiçoado com a ajuda novas ferramentas digitais de engenharia, que adotam inteligência artificial e machine learning para realizar testes simulados de diferentes configurações e parametrizações. Ao todo, o novo propulsor soma mais de 30 novidades, como o perfil dos pistões, alterações na turbina e no sistema de admissão – até a taxa de compressão foi ajustada para melhorar o processo de combustão.

As mudanças refletiram no aumento da potência e do torque, que subiram, respectivamente, para 207 cv e 52 kgfm. Além disso, a força máxima é alcançada numa faixa mais ampla de rotação, entre 1.600 a 2.400 rpm – justamente onde o motorista mais utiliza o veículo.

900 parâmetros

“O time de desenvolvimento da GM criou modelos baseados em machine learning para otimizar os parâmetros do software de gerenciamento do motor da Nova S10. Essa central de controle é capaz de processar centenas de simulações por microssegundo, considerando também a condição de componentes do motor para encontrar a calibração ideal. Isto permite que se extraia o máximo da capacidade do conjunto”, diz Daniel Takehana dos Santos, engenheiro-chefe de motores a diesel na GM.

A inteligência artificial e o machine learning permitem um refino muito mais preciso para cada situação, baseado na demanda do motorista. Este software avançado de gerenciamento considera mais de 900 parâmetros otimizados, incluindo a pressão do combustível e a quantidade injetada, a pressão da turbina, a temperatura da exaustão e até o desgaste natural de componentes. Dados externos, como a pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa também são analisados a cada microssegundo.

Há ainda um algoritmo de aprendizado capaz de memorizar condições anteriores para otimizar o processamento de dados do motor durante seu uso, melhorando a experiência de direção.

Brutalmente mais picape

A Nova S10 ainda se diferencia pelas evoluções em design, conforto e conectividade, reforçando sua principal fortaleza: é a picape média que melhor concilia trabalho e lazer – a opção certa para quem busca uma ferramenta de serviço confiável, bem como um automóvel versátil para o dia a dia.

O Novo Trailblazer, que compartilha a mesma base mecânica da Nova S10, também se beneficia deste software de gerenciamento avançado do motor e das atualizações no complexo industrial da GM em São José dos Campos.

A fábrica recebeu investimentos para elevar os índices de robustez dos veículos e de sustentabilidade. Ganhou robôs mais sofisticados, uma nova estufa de pintura, mais áreas de trabalho e ferramentas de controle de qualidade gerenciados por inteligência artificial, entre elas a que confere a montagem e configuração de todos os veículos na linha de produção.

Foto: Divulgação