Automóveis

Há diferença entre pneus. Quais são?

Há diferença entre pneus. Quais são?

Além das medidas de aro, largura, profundidade de sulco da banda de rodagem, índice de carga, símbolo de velocidade e aplicações adequadas para o veículo, existem outras características que precisam ser observadas antes de adquirir um pneu, dentre elas está o desenho da banda de rodagem, que pode ser assimétrico, direcional ou simétrico.

A variação no desenho não é de ordem apenas estética, ela também influencia no comportamento do pneu e, por consequência, do veículo. A Dunlop mostra quais são as principais diferenças entre os tipos de bandas de rodagem.

O desenho assimétrico é aquele em que é possível verificar diferença de padrões de sulcos ao se traçar uma linha imaginária no meio da banda de rodagem. O lado voltado para fora do veículo, possui blocos desenvolvidos para que o pneu suporte mais impacto e melhore a dirigibilidade e aderência, principalmente nas curvas, além de não deixar que pedras ou outros detritos entrem na banda de rodagem. O lado voltado para dentro da banda é desenhado para permitir maior vazão da água, melhorando o desempenho na chuva com a redução da aquaplanagem e o centro da banda prioriza a tração.

Pneus assimétricos demandam uma maior atenção no ato da montagem, respeitando-se a inscrição na lateral do produto indicando qual é o lado interno e qual é o lado externo do pneu que deve ser aplicado (interno/externo, ou ainda, inside/outside). Para o rodízio de pneus, este desenho possibilita a mudança dos pneus de um lado para outro do veículo, assim como a simples mudança de eixo, mantendo-se o mesmo lado.

O modelo SP SPORT MAXX 050+ da Dunlop é um exemplo de pneu assimétrico, ou seja, um pneu com ombros sólidos e mais largos que otimizam o contato com a superfície, proporcionando melhor frenagem e máxima aderência em curvas, enquanto sua faixa central otimiza respostas do pneu para direção esportiva durante as manobras.

A Dunlop disponibiliza aos clientes métodos de rodízio conforme ilustrado abaixo. De todo modo, o cliente deve verificar no manual do veículo qual a forma de executar o rodízio é recomendada para seu veículo, prevalecendo a orientação do fabricante.

O pneu direcional é o mais fácil de ser identificado, pois a banda de rodagem forma o desenho que lembra o formato de um “V” e o sentido de rodagem deve ser observado para montar corretamente o produto no veículo. Esse tipo de pneu é recomendado para consumidores que priorizam a esportividade e dirigibilidade, especialmente em condições de piso molhado. Sua principal característica é a maior aderência, pois seu desenho permite expelir água para fora da banda de rodagem mais rapidamente, aumentando a aderência e reduzindo a ocorrência de aquaplanagem.

Em contrapartida, o pneu direcional gera naturalmente um maior nível de ruído na rodagem e limitações no rodízio de pneus, pois o sentido de rotação deve sempre ser respeitado para manter as características de performance e segurança do produto. Em sua lateral há uma indicação do sentido de rotação para a montagem das rodas. A realização de rodízios com maior frequência e maior atenção com a manutenção da pressão de ar conforme especificado pelo fabricante do veículo amenizam a ocorrência de ruídos durante o uso do veículo. O ruído em si não afeta a funcionalidade do produto.

O modelo Direzza DZ102 da Dunlop é um pneu direcional, pois foi projetado para suprir as necessidades dos motoristas que exigem mais performance em pistas secas e molhadas.

Já o pneu simétrico, ao traçar uma linha imaginária no centro de sua banda de rodagem, o desenho visto do lado esquerdo e direito são iguais. Portanto, se girarmos o pneu em pé, o desenho da banda de rodagem irá manter-se o mesmo. Com isso, estes pneus podem ser montados nas rodas em qualquer sentido de rotação, o que facilita o rodízio de pneus nos veículos. No line-up da Dunlop o Grandtrek AT25 é um modelo de pneu simétrico, que possui banda de rodagem com desenho otimizado e composto com sílica que garantem ótima estabilidade e excelente aderência e dirigibilidade para o motorista.

“É importante que o condutor conheça o tipo de pneu usado por seu veículo, pois a montagem incorreta, no lado errado do sentido de rodagem, pode prejudicar o desempenho e a segurança oferecida pelo produto. Por isso, é necessário escolher uma oficina com profissionais qualificados quando for necessário fazer qualquer reparo ou mesmo o rodízio de pneus”, explica Rodrigo Alonso, diretor de vendas e marketing da Dunlop.

Foto: Divulgação