A Chevrolet prepara a ampliação da sua linha de veículos elétricos no Brasil. O próximo modelo é o Equinox EV, previsto para estrear comercialmente neste mês.
O SUV chega em versão única – a mais tecnológica disponível globalmente, com dois motores, sendo o principal na dianteira e um extra auxiliar nas rodas traseiras, onde juntos geram (292 cv), tração integral eAWD, autonomia de 443 km pelo padrão do Inmetro e uma nova geração de baterias com recarregamento doméstico até duas vezes mais rápido que outros elétricos premium.
O Equinox EV também se destaca por pelo design impactante e pelo conteúdo avançado de segurança, conectividade e dirigibilidade. Um dos seus diferenciais é que ele oferece uma experiência de condução inteligente.
Entre as tecnologias inovadoras estão o modo de condução One pedal com dois níveis e aleta de regeneração, frenagem autônoma também para manobras de marcha a ré, opção de climatização automática da cabine e central multimídia com tela de 17,7 polegadas, Wi-Fi, OnStar e sistema Google built in com navegação específica para carros elétricos.
Trazendo uma proposta high-tech, o Equinox EV se junta ao Blazer EV RS, de conceito mais esportivo, no portifólio de veículos zero emissão da Chevrolet.
Kia EV9 ganha o troféu de ouro no prêmio de design IDEA 2024
O Kia EV9 ganhou o troféu de ouro no International Design Excellence Awards (IDEA) de 2024, apresentado pela Industrial Designers Society of America (IDSA).
A conquista marca o primeiro prêmio Gold IDEA da Kia e uma vitória nos três prêmios globais de design mais importantes para a marca, após os sucessos do EV9 nos prêmios Red Dot ‘Best of Best’ e iF Design Gold no início deste ano.
A Kia recebeu o troféu de ouro na categoria Automotivo e Transporte por seu SUV elétrico EV9 em cerimônia de premiação IDEA 2024, que aconteceu em 12 de setembro no Palmer Events Center, em Austin, Texas. Este prêmio reforça a excelência e originalidade do design do EV9 e a natureza inovadora da filosofia criativa ‘Opostos Unidos’ da Kia.
O EV9 representa a essência dos ‘Opostos Unidos’, que aproveita a tensão criativa gerada pelos valores divergentes da natureza e da modernidade para entregar um todo harmonioso. Essa filosofia inspirou os designers da Kia a dispensar o pensamento convencional e criar um veículo elétrico inovador com um caráter ousado e autêntico, ultrapassando os limites do design, usabilidade, conectividade e responsabilidade ambiental.
Linhas definidas e superfícies suaves caracterizam o EV9, enquanto recursos exclusivos, como a digital tiger face, a grade de iluminação com padrão digital e os faróis verticais contribuem para seu apelo futurista único. Essas qualidades estéticas ajudaram o EV9 a obter as maiores honras nos prêmios Red Dot e iF Design e garantir o ouro no IDEA 2024.
Este ano marca o 44º aniversário do IDEA, tornando-o um dos programas de premiação de design mais antigos e prestigiados do mundo. Não afetado por modismos inconstantes ou estilo transitório, a competição anual concentra-se exclusivamente em identificar e homenagear o auge da excelência em design. O troféu de ouro do EV9 na categoria Automotivo e de Transporte ocorre sete anos depois que a IDEA concedeu o Bronze ao Kia Telluride Concept em 2017.
Fiat mantém liderança no mercado brasileiro
A Fiat encerrou mais um mês na liderança no mercado brasileiro, com destaque para diferentes integrantes de seu portfólio. Em setembro, a marca manteve o primeiro lugar com 22,2% de participação de mercado e 49.645 veículos emplacados, superando o segundo colocado em 14,3 mil unidades.
A Strada também manteve o título de veículo mais vendido do Brasil, conquistando o topo do ranking com 6,4% de participação de mercado e 14.240 unidades emplacadas, seguindo em alta com o segundo melhor mês do ano, perdendo apenas para o anterior em que bateu todos os recordes.
Destaque também para o Mobi, que ocupou a oitava posição entre os mais vendidos do mercado, com 5.860 unidades. Setembro foi o melhor do ano em emplacamentos para o Cronos, que está na nona posição com 5.858 unidades comercializadas.
Entre os diferentes segmentos, a Fiat também obteve destaque, conquistando a liderança em três deles: o de picapes com 19.719 unidades vendidas e 44,2% da fatia deste mercado; o de hatches com 14.285 unidades vendidas e 24,4% de segment share; e o de vans com 2.647 unidades vendidas e 37% de participação, impulsionado pelo Fiorino, que emplacou 2.276 unidades em seu melhor mês em 2024.
Acumulado do ano
No acumulado do ano, a marca mantém o sucesso com 21,1% de market share e 370.251 unidades emplacadas entre janeiro e setembro de 2024, o representa mais de 91 mil unidades à frente da segunda colocada.
Além disso, a Fiat segue com três modelos no ranking dos dez mais vendidos do ano, com Strada na liderança com 101.454 veículos comercializados, Argo, que assumiu a quarta posição com 64.477 emplacamentos e Mobi na sétima colocação com 49.678 unidades vendidas.
Vale destacar, ainda, que a marca é líder em três categorias no ano. Em hatches, são 114.187 unidades vendidas, representando 23,6% do market share do segmento. Em picapes, foram 143.773 unidades vendidas e 42,6% do mercado. No segmento de vans, a Fiat mantém a liderança com 19.047 unidades vendidas, alcançando 38,1% de participação.